Etapa 5: Triagem de colesterol e teste
Next Page

Começando aos 20 anos, todos devem verificar o seu colesterol a cada 5 anos, pelo menos. As crianças e os adolescentes que têm histórico familiar de doenças cardíacas ou de colesterol alto (colesterol total acima de 240 mg/dl) devem fazer a triagem antes.

Um perfil lipídico em jejum (também chamado de perfil de lipoproteína) é um exame de sangue detalhado para o colesterol. Você precisará estar em jejum entre 9 e 12 horas antes de fazer o teste. Este teste inclui:

  • Nível de LDL: é o colesterol "ruim" que adere nas artérias e pode causar bloqueio.
  • Nível de HDL: é o colesterol "bom" que ajuda a evitar o acúmulo em suas artérias.
  • Nível de triglicerídeos: outro tipo de gordura no sangue que pode levar à aterosclerose.
  • Colesterol total.

O perfil lipídico será feito a partir da amostra de sangue retirada do braço e enviada depois para um laboratório para análise.

Para a triagem inicial, seu médico pode colher uma amostra de sangue mesmo se você não estiver em jejum. Neste caso, o médico procurará apenas o resultado de colesterol total e do HDL. Se o total é de 200 mg/dl (ou acima), ou o HDL estiver abaixo de 40 mg/dl, o médico também pedirá um perfil lipídico em jejum.

Os quadros a seguir o ajudarão a entender o que significam os resultados dos seus testes. Lembre-se de que o risco oculto para as doenças cardíacas é o que dá a estes números a significância. Virtualmente, todos os níveis de colesterol devem ser tratados para as pessoas com maior risco.

O termo colesterol "alto" geralmente se refere ao total alto ou aos níveis de LDL altos. Lembre-se: seu nível de LDL geralmente é o que mais preocupa os médicos.

Níveis de colesterol LDL: colesterol ruim


De acordo com o Instituto Nacional de Coração, Pulmões e Sangue (EUA), o nível de colesterol LDL é um melhor indicador de risco para ataque cardíaco e derrame do que o colesterol total. Quanto menor o LDL, menor o risco de doença cardíaca ou derrame. O colesterol LDL menor que 100 mg/dl (ou menor que 70 mg/dl em alguns casos) é considerado ótimo. Para algumas pessoas com níveis de LDL abaixo de 100 mg/dl, os medicamentos com estatina (utilizados para reduzir o colesterol) ainda podem ser úteis para a prevenção de doenças cardíacas. Virtualmente, todos os níveis de colesterol se beneficiam do tratamento em que há maior risco de doenças cardíacas. Se você já teve doenças cardíacas com mais algum fator de risco para problemas cardíacos, como diabetes, tabagismo constante, pressão sanguínea mal controlada ou síndrome metabólica (triglicerídeos alto, colesterol HDL baixo e obesidade), você deve se esforçar para deixar o nível de colesterol LDL abaixo de 70 mg/dl.

As mulheres que têm alto risco de doenças cardíacas devem reduzir seu colesterol LDL abaixo de 70 mg/dl, recomenda a Associação Americana de Cardiologia.

As recomendações de tratamento para o colesterol alto são baseadas em seus níveis de colesterol LDL e se você já teve doença cardíaca ou não, ou quaisquer fatores de risco de doenças cardíacas. Algumas pessoas conseguem reduzir seu LDL fazendo uma dieta básica e com mudanças no estilo de vida. Estas mudanças incluem:

  • Ingestão de menos gordura saturada e colesterol
  • Seguir um programa de controle de peso
  • Aumentar a atividade física

Outras pessoas precisarão de medicação para reduzir seus níveis de LDL, conforme explicado na Etapa 7, Medicamentos redutores de colesterol.

Níveis de colesterol HDL: colesterol bom


As mulheres tendem a ter níveis melhores de colesterol HDL que os homens. Em geral, um risco aumentado de doenças cardíacas, incluindo ataque cardíaco, ocorre quando o nível de HDL está abaixo de 40 mg/dl. Mais especificamente, os homens têm um risco em particular se seu HDL estiver abaixo de 37 mg/dl e a mulher se seu HDL estiver abaixo de 47 mg/dl.

Níveis de colesterol HDL
Ruim - maior risco de doenças cardíacasMenor que 40 mg/dl
Bom - protege contra doenças cardíacas60 mg/dl e acima

Níveis de triglicerídeos


Níveis elevados de triglicerídeos também podem ser associados ao risco mais alto de doenças cardíacas e derrame. Isto é verdade especialmente porque as pessoas com triglicerídeo alto geralmente têm outros problemas, como diabetes e obesidade, que aumentam a probabilidade do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Níveis de triglicerídeos
NormalMenor que 150 mg/dl
Limite alto150 a 199 mg/dl
Alto200 a 499 mg/dl
Muito alta500 mg/dl ou acima

Níveis de colesterol total no sangue


Em geral, quanto menor o colesterol total no seu sangue, melhor.

Nível de colesterol totalRecomendações de tratamento
Desejávelabaixo de 190 a 200 mg/dl
  • Seu risco de ataque cardíaco é baixo, a não ser que haja outros fatores de risco.
  • Ainda assim, você deve ingerir alimentos com pouca gordura saturada e pouco colesterol, e manter um nível de atividade física adequado.
  • Verifique novamente o seu colesterol em 5 anos ou antes para homens acima de 45 anos e mulheres acima de 55.
Limite de alto riscode 200 a 239 mg/dl
  • As pessoas que estão neste limite precisam ser acompanhadas de perto.
  • Verifique novamente em 1 ou 2 anos se não tiver outros fatores de risco de doenças cardíacas e se o seu HDL estiver acima de 40 mg/dl.
  • Verifique novamente mais cedo se tiver fatores de risco, incluindo HDL abaixo de 40 mg/dl.
  • Limite os alimentos com gordura saturada e colesterol.
  • Mantenha-se fisicamente ativo.
Risco alto240mg/dl ou acima
  • Você tem alto risco de doenças cardíacas e derrame.
  • Discuta suas opções de tratamento e as mudanças no seu estilo de vida com o seu profissional da saúde.
  • Limite as gorduras saturadas e o colesterol em sua dieta.
  • Aumente seu nível de atividade física.
  • Tome todos os medicamentos prescritos com consistência.
  • Faça exames adicionais se necessário.

Fatores de risco emergentes para doença arterial coronariana


Seu profissional de saúde pode, brevemente, utilizar outros exames de varredura para doenças arteriais coronarianas para guiar o tratamento:

  • Relação entre colesterol total e HDL: pode ser um indicador mais preciso do que os valores de colesterol total ou de LDL.
  • Proporção não-HDL: Colesterol total menos o HDL.
  • Lipoproteína a: Está ligada aos níveis de LDL.
  • LDL pequeno e denso: O pior tipo de LDL.
  • Apolipoproteínas: Como a quantidade de colesterol varia nas partículas de LDL e HDL, medir as apolipoproteínas diretamente pode ser um indicador de risco melhor.

 

Next Page

Data da revisão: 12/31/2012
Revisão feita por: Glenn Gandelman, MD, MPH, FACC Assistant Clinical Professor of Medicine at New York Medical College; Private Practice specializing in Cardiovascular Disease in Greenwich, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados