Existem diversos tipos de medicações para ajudar a reduzir o nível de colesterol no sangue, e funcionam de formas diferentes. Alguns são melhores em reduzir o colesterol LDL (ruim), alguns são bons em reduzir triglicerídeos, enquanto outros ajudam a aumentar o colesterol HDL (bom).
Se precisa ou não de medicação, depende de quão alto é o nível do seu LDL, seus fatores de risco para doenças cardíacas (ou se já tem), idade, tabagismo e outras considerações. A menos que você esteja com alto risco, seu médico pode tentar controlar o colesterol primeiro por meio de dieta, exercício e perda de peso, e ver se diminui o seu colesterol o suficiente para que a medicação não seja necessária. Mas, dependendo dos riscos, seu médico pode querer que você comece com a medicação mais rapidamente. Os fatores de risco incluem:
- Tabagismo
- Pressão sanguínea alta (hipertensão)
- Colesterol HDL baixo
- Histórico familiar de doença cardíaca prematura
- Diabetes
- Idade (homem com 45 anos ou mais; mulher com 55 anos ou mais)
Outros fatores de risco podem incluir:
- Obesidade
- Sedentarismo
- Dieta não saudável
- Lipoproteína a
- Homocisteína
- Partículas pequenas e densas de LDL
- Fatores pró-inflamatórios
- Curva glicêmica prejudicada
- Evidência de aterosclerose (que ainda não causa sintomas)
Seguindo as últimas diretrizes, seu médico começará a considerar a medicação quando:
- Seu colesterol LDL estiver em 160 mg/dl ou mais alto E você tiver um fator de risco de doenças cardíacas.
- Seu colesterol LDL estiver em 130 mg/dl ou mais alto E tiver dois fatores de risco de doenças cardíacas.
- Seu colesterol LDL estiver em 100 mg/dl ou mais alto E tiver diabetes ou dois fatores de risco de doenças cardíacas.
- Seu colesterol LDL estiver acima de 70 mg/dL E ter tido um ataque cardíaco recentemente ou ter doenças cardíacas juntamente com o diabetes, tabagismo atual, controle ruim da pressão sanguínea alta ou síndrome metabólica (triglicerídeos alto, HDL baixo e obesidade).
Após a publicação das diretrizes oficiais em 2001, os principais estudos clínicos sugeriram que a meta de LDL com menos de 70 mg/dl é prática e deve ser estendida a todos com doenças cardíacas ou diabetes. A meta de 100 mg/dl deve ser estendida igualmente a todos com dois fatores de risco.
Se o seu médico estabeleceu que dieta, exercício e controle de peso não são suficientes e que a medicação é necessária, é possível que você precise tomar a medicação pelo resto da vida. Isto porque o colesterol alto retorna quando as terapias efetivas são suspensas.
Se precisar de medicação, seu médico prescreverá a mais adequada para o seu problema. Lembre-se de tomar a medicação consistentemente.
Em alguns casos, especialmente se o seu nível de triglicerídeos estiver alto ou o HDL estiver baixo, seu profissional da saúde prescreverá mais de um medicamento redutor de colesterol. Para mais informações sobre a combinação da terapia com medicamento, clique aqui.
Data da revisão:
12/31/2012
Revisão feita por:
Glenn Gandelman, MD, MPH, FACC Assistant Clinical Professor of Medicine at New York Medical College; Private Practice specializing in Cardiovascular Disease in Greenwich, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-

Todos os direitos reservados