*Fechar menu*
*Fechar menu*
Colesterol alto: Uma história real

Jane J., 74 anos, aposentada, vive na Flórida. Durante um período, seu médico avisou que o colesterol LDL ("ruim") dela estava aumentando gradativamente. Começou com uma faixa de "quase bom", mas três anos depois, passou para "limite alto". Durante os anos seguintes, continuou a aumentar, e estava quase em 160, a classificação para LDL "alto". Além do mais, ela tem um histórico significativo de doença cardíaca na família. Seu médico achava que ela estava "indo na direção errada" e recomendou que ela começasse a tomar medicação redutora de colesterol para ajudar a evitar doenças cardíacas.

O que você achou quando seu médico prescreveu um comprimido para tomar todos os dias?

Não gosto de tomar medicação e fiquei desolada porque talvez precisasse tomar para sempre. Entretanto, ao mesmo tempo, fiquei preocupada com a adesão de placas nas minhas artérias. De 12 pessoas no meu grupo de música, um amigo teve ataque cardíaco e dois tiveram derrames nos últimos dois anos. Além disso, eu trabalhava na recepção de um pronto-socorro e vi muitas pessoas que tiveram ataques cardíacos. Então, estou bem ciente dos perigos.

Sou suspeita para tomar medicação por qualquer reclamação. Entretanto, vejo isso como o menor dos males: estou bem ciente, e meu médico também, de que todos os meus irmãos têm problemas cardíacos e estou tentando fazer o que posso para evitar.

E, a boa notícia é que a medicação abaixou o meu colesterol consideravelmente.

Além da medicação, o que você faz para controlar os seus níveis de colesterol?

Eu presto muita atenção à minha dieta. Como muito feijão e vegetais. Bebo apenas leite desnatado. Como bananas e uvas, embora não coma frutas o suficiente. Como cereal integral. Evito manteiga. Quase não como carne, não como fast-food, nunca como fritura e nenhum prato pronto. Sou boa em ler os rótulos dos alimentos, especialmente para a quantidade de gordura.

Não é apenas a respeito dos níveis de colesterol. Acho que uma dieta ruim é responsável por muitas doenças, então, comer direito pode apenas te ajudar.

Parece que você está bem consciente sobre a sua dieta.

Infelizmente, como muito chocolate, o que é a maior fraqueza da minha dieta.

Como você alterou o que normalmente comia?

O que me livrei com mais sucesso foi a quantidade de carne. Também achei que os vegetais tinham um gosto melhor (depois que me acostumei com eles) servidos simples, sem manteiga ou sem nenhum tipo de molho. Não utilizo muito sal. Vendo uma receita, imediatamente retiro quase 1/2 copo de açúcar, mais de 2 ou 3 ovos, linguiça, maionese, bacon, etc.

Quais os exercícios que você faz e com qual frequência?

Faço levantamento de peso 6 dias na semana. Um dia para a parte superior do corpo e leva uma hora. No dia seguinte, a parte inferior do corpo. Existem muitos exercícios que não posso fazer por causa de um joelho ruim, por isso, faço mais 3 km na bicicleta (devagar).

Jane controla o seu colesterol com medicação, e também se alimenta direito e se exercita dentro de suas possibilidades. Ela cortou muitos alimentos "não saudáveis" de sua dieta, mas nem todos - e tudo bem. Você pode comer carne com moderação, ou beliscar alguns doces, e ainda manter o colesterol sob controle. É melhor tentar e cortar algumas coisas e procurar modos para melhorar do que não tentar.

Se quiser saber mais sobre como deixar o seu colesterol sob controle, reveja a etapa 6 do guia Manter hábitos saudáveis.

 


Data da revisão: 12/31/2012
Revisão feita por: Glenn Gandelman, MD, MPH, FACC Assistant Clinical Professor of Medicine at New York Medical College; Private Practice specializing in Cardiovascular Disease in Greenwich, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.

© 1997- A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados