Colesterol alto: Uma história real |
|
Jane J., 74 anos, aposentada, vive na Flórida. Durante um período, seu médico avisou que o colesterol LDL ("ruim") dela estava aumentando gradativamente. Começou com uma faixa de "quase bom", mas três anos depois, passou para "limite alto". Durante os anos seguintes, continuou a aumentar, e estava quase em 160, a classificação para LDL "alto". Além do mais, ela tem um histórico significativo de doença cardíaca na família. Seu médico achava que ela estava "indo na direção errada" e recomendou que ela começasse a tomar medicação redutora de colesterol para ajudar a evitar doenças cardíacas.
O que você achou quando seu médico prescreveu um comprimido para tomar todos os dias?
Não gosto de tomar medicação e fiquei desolada porque talvez precisasse tomar para sempre. Entretanto, ao mesmo tempo, fiquei preocupada com a adesão de placas nas minhas artérias. De 12 pessoas no meu grupo de música, um amigo teve ataque cardíaco e dois tiveram derrames nos últimos dois anos. Além disso, eu trabalhava na recepção de um pronto-socorro e vi muitas pessoas que tiveram ataques cardíacos. Então, estou bem ciente dos perigos.
Sou suspeita para tomar medicação por qualquer reclamação. Entretanto, vejo isso como o menor dos males: estou bem ciente, e meu médico também, de que todos os meus irmãos têm problemas cardíacos e estou tentando fazer o que posso para evitar.
E, a boa notícia é que a medicação abaixou o meu colesterol consideravelmente.
Além da medicação, o que você faz para controlar os seus níveis de colesterol?
Eu presto muita atenção à minha dieta. Como muito feijão e vegetais. Bebo apenas leite desnatado. Como bananas e uvas, embora não coma frutas o suficiente. Como cereal integral. Evito manteiga. Quase não como carne, não como fast-food, nunca como fritura e nenhum prato pronto. Sou boa em ler os rótulos dos alimentos, especialmente para a quantidade de gordura.
Não é apenas a respeito dos níveis de colesterol. Acho que uma dieta ruim é responsável por muitas doenças, então, comer direito pode apenas te ajudar.
Parece que você está bem consciente sobre a sua dieta.
Infelizmente, como muito chocolate, o que é a maior fraqueza da minha dieta.
Como você alterou o que normalmente comia?
O que me livrei com mais sucesso foi a quantidade de carne. Também achei que os vegetais tinham um gosto melhor (depois que me acostumei com eles) servidos simples, sem manteiga ou sem nenhum tipo de molho. Não utilizo muito sal. Vendo uma receita, imediatamente retiro quase 1/2 copo de açúcar, mais de 2 ou 3 ovos, linguiça, maionese, bacon, etc.
Quais os exercícios que você faz e com qual frequência?
Faço levantamento de peso 6 dias na semana. Um dia para a parte superior do corpo e leva uma hora. No dia seguinte, a parte inferior do corpo. Existem muitos exercícios que não posso fazer por causa de um joelho ruim, por isso, faço mais 3 km na bicicleta (devagar).
Jane controla o seu colesterol com medicação, e também se alimenta direito e se exercita dentro de suas possibilidades. Ela cortou muitos alimentos "não saudáveis" de sua dieta, mas nem todos - e tudo bem. Você pode comer carne com moderação, ou beliscar alguns doces, e ainda manter o colesterol sob controle. É melhor tentar e cortar algumas coisas e procurar modos para melhorar do que não tentar. Se quiser saber mais sobre como deixar o seu colesterol sob controle, reveja a etapa 6 do guia Manter hábitos saudáveis. |
![]() |