Diabetes: Placas de alerta de emergência |
|
As pessoas com diabetes devem usar ou levar informações de identificação (como pulseira de alerta) que possa ser encontrada pela equipe de emergência médica. Elas devem sempre levar uma fonte de açúcar, como tabletes de glicose ou uvas-passas.
Taxa de cetonas alta
Verifique as cetonas utilizando um simples teste de urina de farmácia. Realize este teste a cada 4 a 6 horas se o açúcar no sangue estiver acima de 240 ou a qualquer momento em que a pessoa com diabetes estiver nauseada, com sede, com a boca seca, urinando com frequência ou se vomitou. Sinais de alerta de que a cetoacidose está se tornando grave:
| Se esses sintomas ocorrerem, chame o médico ou vá a um pronto-socorro imediatamente. Se não for tratada, essa condição levará ao coma e até à morte. |
Taxa de açúcar no sangue perigosamente baixa (hipoglicemia grave)
O açúcar baixo no sangue pode ocorrer em diabéticos quando utilizam muita insulina, fazem exercícios muito pesados ou não tenham se alimentado o suficiente. Pode se desenvolver rapidamente em pessoas com diabetes. Os sintomas de açúcar baixo no sangue aparecem geralmente quando o nível de açúcar está abaixo de 70. Observe:
| Monitore a pessoa de perto. Se os sintomas piorarem - confusão, convulsões ou inconsciência - administre uma dose de glucagon. Se não tiver glucagon, ligue para 192 imediatamente. |
Se você tiver um kit de teste do nível de açúcar no sangue disponível, verifique sua taxa de açúcar. Se o nível estiver baixo, a pessoa diabética deve comer algo com açúcar: suco de fruta, várias colheres de chá de açúcar, uma xícara de leite desnatado ou refrigerante normal. Se você não tiver um kit de teste à mão, deve comer o açúcar de qualquer jeito: mal não vai fazer. Os sintomas devem desaparecer em 15 minutos. Se os sintomas não melhorarem, ingira mais açúcar e teste o nível de açúcar novamente.
APÓS a melhora dos sintomas, pode-se ingerir alimentos mais substanciosos. PRIMEIRO utilize apenas açúcar para controlar a situação. O alimento real não produz açúcar suficiente e demora muito para ser digerido.
Não entre em pânico. O glucagon funciona muito rápido, geralmente em 15 minutos. Enquanto você espera que a pessoa volte a si. Mantenha-a de lado para evitar engasgamento. Se a pessoa não melhorar em 15 minutos, ligue para 192.
Tenha glucagon guardado para emergências. Certifique-se de todos na sua casa, babás e cuidadores inclusive, saibam como utilizá-lo. Lembre todos periodicamente como utilizar. Verifique a data de validade.
Referências
American Diabetes Association. Standards of medical care in diabetes--2009. Diabetes Care. 2009 Jan;32 Suppl 1:S13-61.
Alemzadeh R, Wyatt DT. Diabetes mellitus in children. In: Kliegman RM, ed. Kliegman: Nelson Textbook of Pediatrics. 18th ed. Philadelphia, Pa: Saunders;2007:chap 590.
Eisenbarth GS, Polonsky KS, Buse JB. Type 1 diabetes mellitus. In: Kornenberg HM, Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR. Kronenberg: Williams Textbook of Endocrinology. 11a ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier;2008:chap 31.
![]() |