Controle intensivo da glicose no sangue |
|
Uma grande pesquisa do início dos anos 90 provou que a melhor forma para evitar as complicações do diabetes é seguir o que é chamado de "controle intensivo da glicose no sangue".
Este é o padrão mais alto para o cuidado do diabetes, e pode dar muito trabalho. Pode reduzir grandemente os riscos de saúde em longo prazo em pessoas com diabetes.
O controle intensivo envolve:
O controle intensivo não é fácil, mas tem benefícios em curto e longo prazo. Em curto prazo, o controle intensivo permite mais liberdade para se alimentar com uma variedade de alimentos e exercícios mais livremente. Em longo prazo, o controle intensivo reduz significantemente o risco de doenças nos olhos, falência renal e doenças nos nervos.
Infelizmente, este programa é extremamente difícil de se executar e pode não ser uma solução prática para alguns pacientes. Além disso, o controle intensivo tem uma desvantagem significante para a saúde – aumenta o risco de complicações por causa do baixo açúcar (como convulsões).
O programa exige disciplina, mas os benefícios em longo prazo definitivamente merecem consideração. Converse com o seu médico para saber se você é ou não um bom candidato para esta abordagem.
Referências
American Diabetes Association. Standards of medical care in diabetes–2009. Diabetes Care. 2009 Jan;32 Suppl 1:S13-61.
Alemzadeh R, Wyatt DT. Diabetes mellitus in children. Em: Kliegman RM, ed. Kliegman: Nelson Textbook of Pediatrics. 18th ed. Philadelphia, Pa: Saunders;2007:cap 590.
Eisenbarth GS, Polonsky KS, Buse JB. Type 1 diabetes mellitus. Em: Kornenberg HM, Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR. Kronenberg: Williams Textbook of Endocrinology. 11a ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier;2008:cap 31.
![]() |