Controle intensivo da glicose no sangue

Uma grande pesquisa do início dos anos 90 provou que a melhor forma para evitar as complicações do diabetes é seguir o que é chamado de "controle intensivo da glicose no sangue".

Este é o padrão mais alto para o cuidado do diabetes, e pode dar muito trabalho. Pode reduzir grandemente os riscos de saúde em longo prazo em pessoas com diabetes.

O controle intensivo envolve:

  • Três ou quatro injeções diárias de insulina ou a utilização da caneta de insulina
  • Testar a glicose do sangue de 4 a 7 vezes por dia
  • Ajustar as doses para serem compatíveis aos exercícios e à ingestão de alimentos
  • Um plano de dieta e exercício
  • Consultas mensais com a equipe médica

O controle intensivo não é fácil, mas tem benefícios em curto e longo prazo. Em curto prazo, o controle intensivo permite mais liberdade para se alimentar com uma variedade de alimentos e exercícios mais livremente. Em longo prazo, o controle intensivo reduz significantemente o risco de doenças nos olhos, falência renal e doenças nos nervos.

Infelizmente, este programa é extremamente difícil de se executar e pode não ser uma solução prática para alguns pacientes. Além disso, o controle intensivo tem uma desvantagem significante para a saúde – aumenta o risco de complicações por causa do baixo açúcar (como convulsões).

O programa exige disciplina, mas os benefícios em longo prazo definitivamente merecem consideração. Converse com o seu médico para saber se você é ou não um bom candidato para esta abordagem.

Referências


American Diabetes Association. Standards of medical care in diabetes–2009. Diabetes Care. 2009 Jan;32 Suppl 1:S13-61.

Alemzadeh R, Wyatt DT. Diabetes mellitus in children. Em: Kliegman RM, ed. Kliegman: Nelson Textbook of Pediatrics. 18th ed. Philadelphia, Pa: Saunders;2007:cap 590.

Eisenbarth GS, Polonsky KS, Buse JB. Type 1 diabetes mellitus. Em: Kornenberg HM, Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR. Kronenberg: Williams Textbook of Endocrinology. 11a ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier;2008:cap 31.

 


Data da revisão: 6/24/2011
Revisão feita por: Nancy J. Rennert, MD, FACE, FACP, Chief of Endocrinology & Diabetes, Norwalk Hospital, Associate Clinical Professor of Medicine, Yale School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados