Etapa 10: Identificando emergências médicas |
|
Quando o diabetes é mal controlado, condições emergenciais podem surgir rapidamente, o que exige tratamento imediato.
![]() |
|
Além disso, as pessoas com diabetes devem sempre levar uma fonte de açúcar, como suco ou bebida que contenha açúcar, tabletes de glicose ou uvas-passas.
Taxa de cetonas alta
Quando não há insulina suficiente para mover a glicose para dentro das células, a glicose pode se acumular no sangue. O corpo busca outras formas de energia e utiliza a gordura como fonte de combustível. Quando as gorduras são quebradas, os ácidos chamados cetonas se acumulam no sangue e na urina. Em níveis altos, as cetonas são venenosas para os tecidos do corpo. Este problema é conhecido como cetoacidose.
Pode-se verificar as cetonas utilizando um teste de urina simples disponível em farmácias. Este teste deve ser feito de 4 a 6 horas sempre quando uma pessoa com diabetes:
Os sinais de advertência de que a cetoacidose é grave podem incluir:
![]() |
|
Taxa de açúcar no sangue perigosamente baixa (hipoglicemia grave)
O açúcar baixo no sangue, conhecido como hipoglicemia, pode ocorrer em diabéticos quando utilizam muita insulina, fazem exercícios muito pesados ou não tenham se alimentado o suficiente. A hipoglicemia pode se desenvolver rapidamente em pessoas com diabetes.
Os sintomas de açúcar baixo geralmente aparecem quando o nível de açúcar cai para menos de 70. Observe:
Se ocorrerem estes sintomas, é preciso ter um kit de teste de açúcar disponível e fazer um teste de açúcar no sangue. Se o nível estiver baixo, a pessoa diabética deve comer algo com açúcar: suco de fruta, várias colheres de chá de açúcar, uma xícara de leite desnatado ou refrigerante normal. Se você não tiver um kit de teste à mão, deve comer o açúcar de qualquer jeito: mal não vai fazer. Os sintomas devem desaparecer em 15 minutos.
Seu médico pode querer que você tenha um kit com glucagon para emergências. Consulte seu médico sobre o que deve saber a respeito da injeção de glucagon em caso de você ou seu filho ter uma crise grave de hipoglicemia. É aconselhável que pelo menos uma pessoa na escola receba o kit com glucagon e seja treinada sobre como utilizá-lo. Se tiver glucagon guardado em casa para emergências, seu médico pode querer que todos em sua casa, inclusive babás e cuidadores, saibam como utilizá-lo. Lembre todos periodicamente como utilizar e verifique a data de validade.
Não entre em pânico. O glucagon funciona muito rápido, geralmente em 15 minutos. Enquanto você espera que a pessoa volte a si, mantenha-a de lado para evitar engasgamento. Se a pessoa não melhorar em 15 minutos, ligue para 192 ou outro número de emergência.
![]() |
|
Referências
Trachtenberg DS. Diabetic ketoacidosis. Am Fam Physician. 2005;71:1705-1714, 1721-1722.
Alemzadeh R, Wyatt DT. Diabetes mellitus in children. In: Kliegman RM, ed. Kliegman: Nelson Textbook of Pediatrics. 18th ed. Philadelphia, Pa: Saunders;2007:cap 590.
Eisenbarth GS, Polonsky KS, Buse JB. Type 1 diabetes mellitus. In: Kornenberg HM, Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR. Kronenberg: Williams Textbook of Endocrinology. 11a ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier;2008:cap 31.
![]() |
|