Etapa 4: Diagnóstico do diabetes
Next Page

Como um médico identifica o diabetes? Depois que os sintomas aparecem, o diabetes tipo 1 raramente fica sem diagnóstico por mais de algumas semanas. A pista mais importante é a urinação frequente acompanhada, às vezes, pela sede constante, dificuldade de ganhar peso (ou perda de peso) ou sintomas de gripe. Se o seu médico suspeita de diabetes, é necessário um teste para confirmar o diagnóstico. Existem dois testes feitos para verificar os níveis de açúcar no sangue.

Teste aleatório de glicose no sangue


Um teste de glicose aleatório sanguíneo, ou do plasma, pode ser feito a qualquer momento, independentemente do fato se você ter se alimentado ou não. Uma amostra de sangue é colhida do braço ou das costas da mão é analisada com relação aos níveis de glicose. Se o nível de glicose for maior ou igual a 200 mg/dl, geralmente significa que a pessoa tem diabetes. A glicose na urina é uma prova adicional forte.

Entretanto, um teste aleatório do nível de glicose no sangue abaixo desse limite não elimina a possibilidade de diabetes.

Teste de glicemia em jejum


Este é o teste recomendado para o diagnóstico do diabetes. "Jejum" porque nenhum alimento pode ser ingerido de 8 a 12 horas antes do teste – é permitido apenas o consumo de água. Uma amostra de sangue é colhida da mesma forma que no teste aleatório.

Se houver qualquer dúvida se um paciente realmente tem diabetes, dois ou mais testes de glicemia em jejum devem ser feitos, em dias diferentes, para verificar os resultados.

O que o teste de glicemia em jejum revela?


Os níveis normais de glicose estão abaixo de 100 mg/dl. Os pacientes cuja glicose está entre 100 mg/dl e 125 mg/dl têm a "glicemia de jejum alterada" e têm risco de desenvolver diabetes tipo 2, embora não tenham diabetes ainda.

Quando os níveis da glicemia em jejum estão entre 126 mg/dl ou acima, o paciente tem diabetes. Às vezes, no momento do diagnóstico, as pessoas com diabetes tipo 1 têm níveis de glicose que estão completamente fora dos padrões, geralmente acima de 400 mg/dl. É muito importante consultar um médico imediatamente se você suspeitar ter diabetes.

Referências


American Diabetes Association. Standards of medical care in diabetes--2009. Diabetes Care. 2009 Jan;32 Suppl 1:S13-61.

 

Next Page

Data da revisão: 6/24/2011
Revisão feita por: Nancy J. Rennert, MD, FACE, FACP, Chief of Endocrinology & Diabetes, Norwalk Hospital, Associate Clinical Professor of Medicine, Yale School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados