Etapa 8: Monitore a glicose no sangue |
|
Testar a glicose sanguínea é a única forma de se certificar que ela está dentro da faixa normal. Se não estiver, permitirá que você ajuste a insulina e o seu plano de alimentação. No dia a dia, a monitorização permite prevenir emergências. Com o passar dos anos, ajuda a prevenir ou retardar complicações graves do diabetes a longo prazo.
Siga as instruções do seu médico quanto a testar a glicose sanguínea todos os dias, mesmo quando não há sintomas presentes.
Como fazê-lo
O método atual para monitoramento da glicose sanguínea requer uma amostra de sangue obtida com uma picada em um dos dedos da mão. Muitas pessoas sentem-se desconfortáveis com esse método no início, mas a maioria rapidamente se acostuma. Então, não se preocupe: você também irá se acostumar!
O equipamento necessário para realizar o teste da picada no dedo inclui uma lanceta (pequena lâmina ou dispositivo de agulha para extrair o sangue do dedo), um medidor de glicose, tiras de teste e um caderno de registro. Seu médico pode ajudá-lo a escolher o equipamento adequado.
Certifique-se de ter lavado as mãos (ou, se estiver testando o sangue do seu filho, lave as mãos dele). Utilize uma lanceta para colher uma gota de sangue na LATERAL de um dedo da mão. A ponta do dedo é mais sensível e não deve ser utilizada. Coloque a gota de sangue sobre uma das tiras especiais de teste. Insira a tira no medidor de glicose. O medidor analisa a quantidade de glicose na amostra de sangue.
Mantenha um caderno de registros à mão e anote o nível de glicose, a hora e a data de cada teste. Leve esse caderno com você ao visitar o médico. Alguns medidores mantêm um registro automaticamente. Você poderá fazer o download desse registro em um computador ou smartphone.
Seu médico irá informá-lo com que frequência você deverá verificar sua taxa de açúcar no sangue. Isso dependerá do número de injeções e tipos de insulina que você utiliza. Muitas pessoas com diabetes verificam sua glicemia, pelo menos, 4 vezes ao dia: antes de cada refeição e ao deitar. A maioria das pessoas busca um valor na faixa entre 80 e 120 antes das refeições e de 100 a 140 ao deitar. Esse valor sobe e desce no decorrer do dia. Pergunte ao seu médico qual o melhor horário para você realizar o teste e quais devem ser os seus níveis durante diferentes momentos do dia.
Siga as instruções do seu medidor quanto à limpeza e calibragem. Isso ajudará a garantir a precisão das leituras. Anote a data de validade no seu frasco de tiras de teste.
Teste de hemoglobina A1c
Outro teste para saber se o seu nível de açúcar no sangue está sob controle é o teste de hemoglobina A1c. Ele mede o controle do açúcar no sangue no decorrer dos últimos 3 meses. Esse é um exame de sangue simples, geralmente realizado no consultório médico. Também está disponível um teste caseiro.
Se você não fez um teste de A1c nos últimos 3 a 4 meses, entre em contato com seu médico sobre a necessidade de realizar o teste.
Deseja conhecer métodos não invasivos de monitoramento da glicose, incluindo um dispositivo utilizado como um relógio de pulso? Leia Novos e futuros dispositivos de teste
![]() |
|