Diabetes gestacional |
|
O diabetes gestacional (DMG) é quando você apresenta uma alta taxa de açúcar no sangue durante a gestação. Durante a gestação, mudanças hormonais podem fazer com que seu corpo seja menos sensível ao efeito da insulina. Essas mudanças podem causar aumento da taxa de açúcar no sangue e diabetes. Altos níveis de açúcar no sangue durante a gestação são perigosos tanto para a mãe quanto para o bebê.
O médico deve considerar a possibilidade de um começo de DMG na primeira visita pré-natal. Mulheres significativamente obesas, que apresentaram DMG anteriormente e têm um forte histórico familiar de diabetes, ou que apresentam açúcar na urina, devem ser submetidas a um teste de tolerância de glicose o quanto antes.
Tendo sido submetidas ao teste no início da gravidez ou não, a maioria das mulheres deve passar pelo teste entre a 24ª e a 28ª semana de gestação, a menos que atendam a todos os critérios listados abaixo: estar abaixo dos 25 anos, ter peso normal antes da gravidez, pertencer a um grupo étnico com baixa incidência para diabetes, não houver histórico conhecido de diabetes em parentes próximos, não ter história de problemas de glicose e nunca ter apresentado resultado obstétrico ruim.
Se você tem diabetes gestacional, os passos listados aqui irão ajudá-la a controlar a doença:
Muitas mulheres ficam temerosas e chateadas quando recebem seus diagnósticos. Após passar o choque inicial, muitas relatam que melhoraram a dieta e aumentaram seu nível de exercícios.
Algumas mulheres podem precisar tratar o diabetes gestacional com insulina para controlar os níveis de glicose sanguínea e evitar complicações para o feto. Ultrassons regulares, especialmente no início do terceiro trimestre de gestação, ajudarão seu médico decidir se a insulina é necessária. Seu médico ou educador de diabetes irá ensiná-la as técnicas necessárias para utilizar a insulina e deve lhe proporcionar um bom suporte.
O diabetes gestacional, geralmente, desaparece ao final da gestação. Você deve ser examinada por seu médico de 6 a 12 semanas após o parto. Entretanto, caso tenha tido diabetes gestacional, você apresenta maior risco de desenvolver diabetes durante uma gravidez posterior, bem como futuramente em sua vida.
![]() |