Procurar A-Z

Versão para impressão
Favoritos
bookmarks-menu

Carcinoma hepatocelular

Carcinoma primário do fígado; Tumor - fígado; Câncer de fígado; Câncer - fígado

Carcinoma hepatocelular é um câncer primário do fígado.

Causas

O carcinoma hepatocelular é responsável pela maior incidência de câncer de fígado. Este tipo de câncer ocorre com mais frequência em homens do que em mulheres. Geralmente, é observado em pessoas de 50 anos.

O carcinoma hepatocelular não é o mesmo que câncer metastático do fígado, que é originado em outro órgão (como mama ou cólon) e se dissemina para o fígado.

Na maioria dos casos, o câncer de fígado é causado por lesão e cicatrização crônicas do fígado (cirrose). A cirrose pode ser causada por:

  • Abuso de álcool
  • Determinadas doenças autoimunes do fígado
  • Doenças que causam inflamação do fígado por longo prazo (crônicas)
  • Infecção pelo vírus B ou C da hepatite
  • Excesso de ferro no corpo (hemocromatose)

Pacientes com hepatite B ou C estão em risco de desenvolver câncer de fígado, mesmo não apresentando cirrose.

Sintomas

Sintomas incluem:

  • Dor ou sensibilidade abdominal, principalmente na porção superior direita
  • Equimose ou sangramento fácil
  • Abdome aumentado
  • Pele ou olhos amarelados (icterícia)
  • Perda de peso não intencional

Sinais e testes

O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre os seus sintomas. O exame físico poderá mostrar um fígado aumentado e doloroso, ou outros sinais de cirrose.

Se há suspeita de câncer de fígado, exames que podem ser solicitados, incluindo:

  • Tomografia computadorizada abdominal
  • Ultrassom abdominal
  • Biópsia do fígado
  • Enzimas do fígado (testes de função hepática)
  • Ressonância magnética do fígado
  • Alfa-fetoproteína do soro

Alguns pacientes de alto risco podem realizar exames de sangue e ultrassons periódicos para verificar se tumores estão se desenvolvendo.

Para o diagnóstico preciso de carcinoma hepatocelular, uma biópsia do tumor deverá ser realizada.

Tratamento

O tratamento dependerá de quão avançado está o tumor (estágio do câncer).

A cirurgia poderá ser feita se o tumor não tiver se espalhado. Antes da cirurgia, o tumor pode ser tratado com quimioterapia para reduzir o seu tamanho. Isso poderá feito através da administração do medicamento diretamente no fígado com um cateter ou por via intravenosa.

Tratamentos envolvendo radiação da área do câncer também podem ser úteis. No entanto, o uso de radiação é mais difícil em pessoas com cirrose hepática ou outras doenças do fígado.

Ablação (destruição) é outro método que pode ser usado. A ablação pode ser feita através de:

  • Ondas de rádio ou microondas
  • Etanol (álcool) ou ácido acético (vinagre)
  • Frio extremo (crioablação)

Transplante de fígado pode ser recomendado para certas pessoas que têm câncer e cirrose.

Se o câncer não puder ser removido cirurgicamente ou se houver metástase para fora do fígado, geralmente não há chance de cura no longo prazo. Neste caso, o objetivo do tratamento é melhorar e aumentar a sobrevida. Quimioterapia por via oral ou intravenosa poderá ser usada.

Grupos de apoio

Você pode reduzir o estresse da doença participando de um grupo de apoio em que os membros compartilham experiências e problemas comuns.

Expectativas (prognóstico)

Se o câncer não puder ser removido completamente, a doença costuma ser fatal dentro de 3 a 6 meses. No entanto, a taxa de sobrevivência pode variar, dependendo do estágio do câncer no momento do diagnóstico e da resposta ao tratamento.

Quando contatar um profissional de saúde

Procure seu médico se você desenvolver dor abdominal persistente, principalmente se tiver histórico de alguma doença hepática.

Prevenção

Medidas preventivas incluem:

  • Prevenir e tratar a hepatites virais pode ajudar a reduzir o seu risco. A vacinação na infância contra hepatite B pode reduzir o risco de câncer de fígado no futuro.
  • Evite beber quantidades excessivas de álcool.
  • Pessoas com alguns tipos de hemocromatose (excesso de ferro) podem precisar de exames de triagem e de diagnóstico precoce de câncer de fígado periódicos.
  • Se você tiver cirrose ou hepatite B ou C, exames periódicos para diagnóstico de câncer de fígado também podem ser necessários.

Referências

Abou-Alfa GK, Jarnagin W, Lowery M, et al. Liver and bile duct cancer. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Abeloff's Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2014:chap 80.

Di Bisceglie AM, Befeler AS. Hepatic tumors and cysts. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Sleisenger and Fordtran's Gastrointestinal and Liver Disease: Pathophysiology/Diagnosis/Management. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 96.

National Cancer Institute. PDQ Adult primary liver cancer treatment. www.cancer.gov/types/liver/hp/adult-liver-treatment-pdq. Updated July 31, 2015. Accessed September 24, 2015.

National Comprehensive Cancer Network. NCCN Clinical Practice Guidelines in Oncology: Hepatobiliary cancers. Version 2.2015. www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/hepatobiliary.pdf. Accessed September 24, 2015.

  • Sistema digestivo - Ilustração

    O esôfago, estômago, intestino grosso e delgado, com ajuda do fígado, vesícula biliar e pâncreas convertem os componentes nutritivos dos alimentos em energia e decompõem os componentes não-nutritivos em restos a serem excretados.

    Sistema digestivo

    Ilustração

  • Biópsia hepática - Ilustração

    Uma biópsia hepática não é um procedimento de rotina, mas é realizado quando é necessário determinar a presença de doença do fígado e procurar malignidade, cistos, parasitas ou outra patologia. O procedimento em si é ligeiramente desconfortável. A maioria do desconforto resulta de ser necessário ficar parado por diversas horas depois para evitar o sangramento do local da biópsia.

    Biópsia hepática

    Ilustração

  • Câncer hepatocelular, tomografia computadorizada - Ilustração

    Uma tomografia computadorizada do abdome superior mostrando um carcinoma alastrado (disseminado) do fígado (carcinoma hepatocelular). O fígado é o grande órgão no lado esquerdo da imagem. Observe a aparência de roído por traças.

    Câncer hepatocelular, tomografia computadorizada

    Ilustração

 

Data da revisão: 8/1/2015

URAC Seal
Health Content Provider
06/01/2025
A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American AccreditationHealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde). O programade reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificarse a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M.está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informaçõese serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a políticaeditorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundadorda Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação daSaúde na Internet) – www.hon.ch.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- 2025 A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- 2025adam.com Todos os direitos reservados