Diabetes tipo 2: Uma história pessoal

Robert G. foi diagnosticado recentemente com diabetes tipo 2. Fizemos algumas perguntas a ele para saber como isso afetou sua vida. Robert tem 47 anos, é casado e tem 2 filhos, com 17 e 21 anos. Ele foi proprietário de um restaurante, mas agora trabalha como engenheiro de software.

Como você descobriu que tinha diabetes tipo 2?


No início de janeiro de 2003, percebi um aumento na sede e na vontade de urinar e suspeitei que tinha diabetes. Liguei para meu médico para verificar os resultados dos meus exames efetuados no final do ano. Fui informado de que a taxa de açúcar no meu sangue era 180. Solicitei uma consulta de acompanhamento. Antes da consulta, percebi que não era mais capaz de ler coisas que podia ler 2 meses antes: minha visão tinha sido afetada.

A consulta confirmou que eu tinha diabetes e que minha hemoglobina A1c estava em 12,3!

Como o diabetes impactou sua vida?


Ela mudou o enfoque de minha atenção para dieta e exercícios.

Quais passos você segue atualmente para controlar seu diabetes?


Estou ingerindo menos carboidratos do que antigamente. Aumentei a frequência semanal de meus exercícios para 5 vezes por semana, incluindo natação, caminhada e musculação. Tomo um medicamento para diabetes (metformina) todas as manhãs. Verifico a taxa de açúcar em meu sangue de 3 a 4 vezes por semana.

Como você perdeu peso? Já tinha tentado perder peso anteriormente?


Sim. Fiz dieta e exercícios com graus variados de sucesso. Perdi 22 quilos desde maio de 2002. Gostaria de perder mais 31 quilos.

Apesar de ter feito dieta e exercícios no passado, não tinha consistência.

Você foi capaz de manter sua motivação e persistência?


Sim, na maior parte do tempo. Porém, algumas vezes, a vida parece não colaborar. No ano passado, minha mãe faleceu e, nesse ano, eu tive muitos compromissos profissionais e minha filha se matriculou na faculdade. Esses fatos dificultaram a dieta e a manutenção da minha rotina de exercícios.

Você foi obrigado a deixar de lado suas comidas favoritas?


Sim, pretzels, além de reduzir as quantidades de pizzas, batatas e massas. Além disso, reduzi meu consumo de produtos de panificação.

Você mudou algum outro aspecto de estilo de vida? Exercícios? Estresse?


Pode apostar. Estou com uma rotina muito mais consistente, incluindo natação, musculação e caminhada/corrida. Além disso, experimentei novas atividades, como ioga e caminhada na neve. Também me afiliei a uma academia, a ACM. Recomendo bastante.

Você se sente diferente agora do que na época do diagnóstico inicial?


Sim, muito melhor. Meu desejo secreto é aparecer na capa da revista Men's Health, como uma história de sucesso.

Minha saúde está melhor, tenho mais energia e estou com melhor aparência.

O que você diria para alguém recém-diagnosticado com diabetes?


Encare esse fato como uma oportunidade de melhorar sua vida. Todos nós passamos a vida afirmando que deveríamos fazer mais exercícios ou desejando um melhor condicionamento físico, ou que poderíamos fazer atividades diferentes se nos sentíssemos melhor. Agora, você tem a oportunidade de realizar esse desejo e ainda evitar todos os efeitos colaterais associados ao diabetes.

Existe algo mais que você gostaria de comentar?


O contato com uma nutricionista como supervisora e guia ajuda muito. Além disso, se o seu médico não levar seu diabetes a sério - procure outro.

A propósito, minha hemoglobina A1c é agora 5,3.

 


Data da revisão: 7/8/2012
Revisão feita por: Nancy J. Rennert, MD, Chief of Endocrinology & Diabetes, Norwalk Hospital, Associate Clinical Professor of Medicine, Yale University School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Previoulsy reviewed by Ari S. Eckman, MD, Division of Endocrinology and Metabolism, Johns Hopkins School of Medicine, Baltimore, MD. Review provided by VeriMed Healthcare Network. (5/13/2010)
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados