Etapa 1: O que é o diabetes? |
|
O diabetes é um dos mais importantes problemas crônicos de saúde da vida moderna. O número de pessoas com diabetes está em ascensão. O diabetes afeta a saúde das pessoas de várias formas. Por exemplo, ele aumenta os custos e aumenta o tempo de permanência em cerca de 25% em todas as internações hospitalares nos EUA, por qualquer causa. Por esses motivos, o diabetes se tornou a enfermidade crônica mais onerosa no país.
Ele é uma doença que resulta do fato de seu corpo não produzir insulina em quantidade suficiente ou de não utilizá-la de forma adequada. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas que transforma os alimentos ingeridos (especialmente açúcares e amidos) em energia necessária para as suas atividades diárias.
Quando tudo funciona corretamente, veja a seguir o que deve ocorrer:
Quando você tem diabetes tipo 2, os tecidos corporais, como gordura, músculos e seu fígado, não são capazes de utilizar a insulina adequadamente. Isso é chamado de resistência à insulina. Muitas pessoas com diabetes tipo 2 por mais de 10 anos também produzem menos insulina do que o seu corpo precisa.
Uma chave do tratamento do diabetes tipo 2 é fazer com que os seus tecidos corporais fiquem mais sensíveis à insulina.
Níveis de glicose em seu sangue
O açúcar em seu sangue é chamado de glicose. Insulina e glicose são parceiras: ambas são necessárias ao funcionamento de seu organismo. Quando a insulina permite a entrada de açúcar em quantidade suficiente para dentro das suas células, de modo a fornecer energia para o seu corpo, o nível de açúcar em seu sangue permanece seguro.
Se você tem diabetes não tratado, suas células vão ficar carentes de energia enquanto o nível de glicose em seu sangue aumenta. A glicose sanguínea pode alcançar níveis muito altos. Com o tempo, níveis elevados de glicose no sangue podem provocar danos em muitos órgãos em seu corpo. Desse modo, um controle deficiente do diabetes pode levar a problemas graves de saúde no longo prazo, incluindo:
Controle do diabetes
A boa notícia é que o seu diabetes pode ser controlado e as complicações no longo prazo podem ser evitadas ou minimizadas. Para isso, é preciso aprender como manter os níveis de glicose em seu sangue no intervalo mais seguro possível. Isso é possível por meio de boa nutrição, obtenção e manutenção de um peso saudável e prática de exercícios físicos.
Algumas vezes, também haverá necessidade de administração de medicamentos para o diabetes. Além disso, é aconselhável acrescentar apoio psicológico e assistência social em seu plano desde o começo, em vez de esperar a ocorrência de um problema específico. O controle do diabetes envolve mudança de velhos hábitos nocivos. Você irá querer todo o apoio que puder obter.
O conhecimento dos fatos ajudará você a assumir a responsabilidade. Não se preocupe em aprender tudo de uma só vez! Com o passar do tempo, você se tornará um especialista, aprendendo mais à medida que avança.
Para prosseguir no próximo passo neste guia do diabetes, clique em "Avançar" abaixo.
![]() |
|