Mesmo que você conheça outras pessoas com diabetes, pode ficar surpreso ao saber como essa doença é comum:
- Somente nos Estados Unidos, 24 milhões de pessoas sofrem de diabetes. Mais de 6 milhões dessas pessoas (cerca de um terço!) nem mesmo sabem que têm a doença.
- Entre 90 a 95% dessas pessoas têm o diabetes tipo 2.
- Ao considerar pessoas de todas as idades, mais de uma em cada 15 pessoas nos EUA sofre de diabetes. Para pessoas acima de 20 anos, a incidência cai para cerca de uma em cada 10. Em pessoas acima de 60 anos, a incidência é de mais de uma em cada 5. Além disso, o diabetes continua a se tornar mais comum em todas as faixas etárias.
- Desde 1988, a idade média de diagnóstico do diabetes tipo 2 caiu de 52 para 46 anos. A doença está se tornando de forma alarmante mais comum em crianças e jovens por causa do aumento da obesidade em crianças e adolescentes.
- Homens e mulheres têm as mesmas chances de ter diabetes.
- Uma em cada três crianças nascidas em 2000 ou depois desenvolverá o diabetes.
- Uma em cada duas crianças de origem afro-americana nascidas em 2000 ou depois desenvolverá o diabetes.
Os fatores de risco aumentam a probabilidade de ter diabetes. Alguns fatores estão sob seu controle e outros não.
Fatores de risco que você NÃO pode alterar:
- Sua idade
- Os genes herdados
- Seu histórico familiar
- Diabetes gestacional que você pode ter tido no passado
- Sua etnia (alguns grupos, como afro-americanos e hispânicos, apresentam taxas mais altas de diabetes)
Entretanto, a boa notícia é que existem fatores de risco que você PODE controlar. Na realidade, você pode até ser capaz de prevenir o diabetes tipo 2 fazendo o seguinte:
- Coma quantidades saudáveis de alimentos saudáveis.
- Mantenha um peso saudável e um índice de massa corporal (IMC) abaixo de 25.
- Pratique exercícios e se mantenha fisicamente ativo.
- Reduza a gordura corporal, especialmente em torno da cintura.
- Aumente sua ingestão diária de fibras alimentares.
Se você já tem diabetes, esses mesmos passos podem ajudar a controlá-lo, como você aprenderá mais adiante neste guia.
Data da revisão:
7/8/2012
Revisão feita por:
Nancy J. Rennert, MD, Chief of Endocrinology & Diabetes, Norwalk Hospital, Associate Clinical Professor of Medicine, Yale University School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Previoulsy reviewed by Ari S. Eckman, MD, Division of Endocrinology and Metabolism, Johns Hopkins School of Medicine, Baltimore, MD. Review provided by VeriMed Healthcare Network. (5/13/2010)
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-

Todos os direitos reservados