O objetivo do tratamento do diabetes é manter a glicose no sangue em níveis normais ou próximos deles.
Essa é a chave que manterá você saudável e evitará complicações no longo prazo, como doença cardíaca, problemas no sistema nervoso e problemas oculares.
Ao assumir o controle, você se sentirá melhor e mais saudável.
Vamos elaborar um plano de ação para o seu próprio cuidado. Aqui estão alguns componentes básicos:
- Monitore o nível de açúcar em seu sangue.
- Trabalhe em conjunto com um nutricionista para descobrir um plano de refeições que funcione no seu caso.
- Perca peso ou mantenha o seu peso já saudável.
- Pratique mais atividades físicas e fique em forma.
- Tome medicação oral ou insulina em caso de necessidade.
- Elabore um plano para parar de fumar o mais rapidamente possível, ou não comece a fumar.
- Discuta com seu médico o início de administração de aspirina ou de medicamento para o colesterol de modo a evitar problemas cardiovasculares.
- Conheça o seu risco de ter doença coronária em um período de 10 anos. Considere a possibilidade de tomar um medicamento de controle do colesterol. Se já tiver uma doença cardíaca, um betabloqueador poderá ser prescrito.
- Examine sua função renal a cada ano. Um inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA) poderá ser recomendado para evitar ou reduzir os efeitos do diabetes em seus rins.
- Realize um exame neurológico básico a cada ano.
- Tome cuidado com os seus pés. Peça a seu médico um exame cuidadoso no mínimo uma vez por ano.
- Tome a vacina da gripe anualmente e uma dose de reforço da vacina contra pneumococos a cada 5 anos. Recentemente, uma vacina contra hepatite também tem sido recomendada para pessoas com diabetes. Converse com o seu médico.
- Faça um exame oftalmológico anual com um médico especialista.
- Consulte seu médico generalista a cada 3 a 4 meses, ou com maior frequência se o seu plano não está funcionando. Você também pode consultar um endocrinologista (especialista em diabetes).
Os próximos passos neste guia descrevem os componentes iniciais em mais detalhes. Lembre-se de que não é necessário trabalhar todos os passos de uma vez. A execução dos passos ao longo do tempo fará com que você alcance sua meta.
Lembre também que você não está sozinho. Você é a pessoa mais importante nesse plano, porém seu médico e os outros membros de sua equipe de cuidados médicos (como educador de diabetes, enfermeiro e nutricionista) estão envolvidos no tratamento médico e podem ajudá-lo.
Data da revisão:
7/8/2012
Revisão feita por:
Nancy J. Rennert, MD, Chief of Endocrinology & Diabetes, Norwalk Hospital, Associate Clinical Professor of Medicine, Yale University School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Previoulsy reviewed by Ari S. Eckman, MD, Division of Endocrinology and Metabolism, Johns Hopkins School of Medicine, Baltimore, MD. Review provided by VeriMed Healthcare Network. (5/13/2010)
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-

Todos os direitos reservados