Etapa 5: Monitoramento do nível de açúcar no sangue |
|
A verificação do nível de açúcar em seu sangue com um medidor de glicose no sangue (glicosímetro) é um dos passos mais importantes para que você assuma o controle de seu diabetes. O automonitoramento regular proporcionará a melhor chance de sucesso.
A única forma de saber o nível de açúcar em seu sangue é realizando o teste. Algumas pessoas afirmam que podem sentir quando o açúcar está alto ou baixo, porém esse tipo de adivinhação NÃO é preciso. Ao acompanhar o nível de açúcar em seu sangue você:
Como examinar seu sangue
O medidor de glicose tradicional vem com tiras de teste, pequenas agulhas chamadas de lancetas e um caderno para anotar seus valores. Existem muitos tipos diferentes desses medidores, porém todos eles funcionam essencialmente da mesma forma. Um kit completo do teste pode ser adquirido em farmácias. Seu médico ou seu enfermeiro podem ajudar na escolha do equipamento correto para o seu caso, na sua configuração e utilização.
Inicialmente, algumas pessoas se preocupam e se sentem mal, mas rapidamente ficam confortáveis com o equipamento. Você se sairá bem!
Veja uma série ilustrada explicando como monitorar o nível de glicose em seu sangue.
As verificações do nível de glicose são efetuadas normalmente 2 ou 3 vezes por dia, porém você deverá determinar os horários e a frequência com seu médico ou seu enfermeiro. Com frequência, os níveis de açúcar no sangue são verificados ao acordar e 2 horas após cada refeição. As metas desses níveis ficam normalmente abaixo de 130 em jejum e abaixo de 180 duas horas após uma refeição. Suas metas deverão ser individualizadas para o seu caso.
Sistemas de monitoramento contínuo da glicose (CGMs) utilizam um sensor tipo agulha inserido sob a pele. Eles podem fornecer medições frequentes, como entre 3 a 5 minutos. O sensor pode armazenar milhares de medições em uma agenda diária e emitir um alarme se os níveis de glicose forem muito altos ou baixos. Até o momento, esses novos monitores se destinam a complementar, não substituir, o monitoramento tradicional da glicose, e você ainda precisará verificar o nível de açúcar em seu sangue utilizando um medidor de glicose cerca de 3 vezes por dia. Os CGMs podem ser combinados com bombas de insulina para ajudar a acompanhar os níveis de glicose e as doses de insulina.
Seu médico vai testar sua HbA1c
As medições individuais efetuadas em casa utilizando um glicosímetro fornecem uma indicação do nível de açúcar em seu sangue em um determinado momento. Elas também acompanham padrões quando você mantém um registro preciso. Além dos testes em casa, seu médico vai querer obter uma indicação desses níveis de açúcar ao longo do tempo. Para isso, seu médico irá verificar periodicamente sua hemoglobina A1c (HbA1c). Este teste avalia o valor médio do nível de açúcar em seu sangue nos últimos 2 a 3 meses.
Sua HbA1c determina se os níveis de açúcar em seu sangue estão bem controlados ou não. A manutenção desses níveis sob controle pode protegê-lo de muitas complicações associadas ao diabetes. Uma medição abaixo de 7% é considerada como um controle razoável. Para algumas pessoas, é melhor adotar uma meta abaixo de 6%. Sua meta de HbA1c será personalizada e dependerá de muitos fatores individuais. Pergunte ao seu médico sobre seu nível e sua meta.
![]() |
|