Adoçantes e substitutos do açúcar |
|
Estudos recentes demonstraram que açúcares simples como o açúcar de mesa (sacarose) não aumentam os níveis de açúcar no sangue mais ou mais rápido do que outros tipos de carboidratos. Contudo, de acordo com a Associação Americana de Diabetes, é importante observar o modo como seu próprio açúcar no sangue responde aos alimentos que contêm açúcar. Eis alguns fatos importantes sobre o açúcar:
Adoçantes artificiais, também chamados de adoçantes de baixa caloria, não contêm sacarose (açúcar). Eles geralmente têm poucas calorias e a maioria NÃO afeta seu nível de açúcar no sangue. A Food and Drug Administration dos Estados Unidos aprovou o uso dos adoçantes e a Associação Americana de Diabetes os considera seguros. O efeito da frutose (uma forma de açúcar) no diabetes não está claro e você pode conversar com seu nutricionista sobre se a frutose é uma boa escolha para você.
Eis alguns exemplos de adoçantes artificiais:
Outros adoçantes que contêm calorias são álcool de açúcar, como sorbitol e manitol. Eles podem ter um efeito menor sobre os níveis de açúcar no sangue do que o açúcar comum de mesa. Estes são incluídos no rótulo nutricional como carboidratos. Conte-os como parte da sua ingestão total de carboidratos e lembre-se de que eles contêm calorias. Os rótulos "dietético" ou "sem açúcar" também podem ser muito enganadores. Esses alimentos não estão livres de calorias ou carboidratos e alguns têm mais calorias do que a variedade não dietética. Muitas vezes há outros carboidratos nos ingredientes que podem aumentar os níveis de açúcar no sangue. Não se deixe enganar por tortas ou biscoitos sem açúcar. Leia as informações nutricionais cuidadosamente.
O principal é não prestar muita atenção na mensagem da propaganda na frente da embalagem do alimento. Na parte de informações nutricionais está o que você precisa saber sobre as quantidades de calorias e carboidratos.
![]() |