Adoçantes e substitutos do açúcar

Estudos recentes demonstraram que açúcares simples como o açúcar de mesa (sacarose) não aumentam os níveis de açúcar no sangue mais ou mais rápido do que outros tipos de carboidratos. Contudo, de acordo com a Associação Americana de Diabetes, é importante observar o modo como seu próprio açúcar no sangue responde aos alimentos que contêm açúcar. Eis alguns fatos importantes sobre o açúcar:

  • O açúcar é um carboidrato.
  • Alimentos que têm alto teor de açúcar tendem a ser menos nutritivos.
  • O açúcar está incluído no rótulo de um alimento embaixo do total de carboidratos.

Adoçantes artificiais, também chamados de adoçantes de baixa caloria, não contêm sacarose (açúcar). Eles geralmente têm poucas calorias e a maioria NÃO afeta seu nível de açúcar no sangue. A Food and Drug Administration dos Estados Unidos aprovou o uso dos adoçantes e a Associação Americana de Diabetes os considera seguros. O efeito da frutose (uma forma de açúcar) no diabetes não está claro e você pode conversar com seu nutricionista sobre se a frutose é uma boa escolha para você.

Eis alguns exemplos de adoçantes artificiais:

  • Sucralose 
  • Acesulfame K 
  • Aspartame 
  • Sacarina 
  • Álcool de açúcar (sorbitol, lactitol, xilitol, ertriol e outros)
  • Neotame
  • Substitutos do açúcar à base de Stevia

Outros adoçantes que contêm calorias são álcool de açúcar, como sorbitol e manitol. Eles podem ter um efeito menor sobre os níveis de açúcar no sangue do que o açúcar comum de mesa. Estes são incluídos no rótulo nutricional como carboidratos. Conte-os como parte da sua ingestão total de carboidratos e lembre-se de que eles contêm calorias. Os rótulos "dietético" ou "sem açúcar" também podem ser muito enganadores. Esses alimentos não estão livres de calorias ou carboidratos e alguns têm mais calorias do que a variedade não dietética. Muitas vezes há outros carboidratos nos ingredientes que podem aumentar os níveis de açúcar no sangue. Não se deixe enganar por tortas ou biscoitos sem açúcar. Leia as informações nutricionais cuidadosamente.

O principal é não prestar muita atenção na mensagem da propaganda na frente da embalagem do alimento. Na parte de informações nutricionais está o que você precisa saber sobre as quantidades de calorias e carboidratos.

 


Data da revisão: 7/8/2012
Revisão feita por: Nancy J. Rennert, MD, Chief of Endocrinology & Diabetes, Norwalk Hospital, Associate Clinical Professor of Medicine, Yale University School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Previoulsy reviewed by Ari S. Eckman, MD, Division of Endocrinology and Metabolism, Johns Hopkins School of Medicine, Baltimore, MD. Review provided by VeriMed Healthcare Network. (5/13/2010)
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados