Respostas do Dr. Greene |
|
PERGUNTA:
Como uma pessoa com diabetes, preciso me preocupar com fibras e, caso positivo, quanto devo ingerir todos os dias?
Obrigado pela ajuda - Tom S.
DR. ALAN GREENE:
Fibra é um carboidrato complexo. Ela é encontrada em legumes, frutas, grãos integrais, castanhas e legumes.
Existem dois tipos de fibra: solúveis e insolúveis. A fibra solúvel é encontrada na aveia, feijão, frutas, legumes e psílio (por exemplo, Metamucil). A fibra insolúvel é encontrada principalmente nos grãos integrais e farelo integral, bem como em castanhas, frutas, vegetais e legumes.
A maioria das pessoas não ingere fibra suficiente em sua alimentação. A Associação Americana de Cardiologia recomenda aumentar a ingestão de fibras para ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue e também melhorar o perfil lipídico (níveis de colesterol) de pessoas com diabetes.
Estudos são inconclusivos sobre quanta fibra é preciso para melhorar o controle de açúcar no sangue. Contudo, um grande estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que menos mulheres teriam diabetes se seguissem uma alimentação rica em fibras. Além disso, as populações com maior incidência de diabetes tendem a ter uma alimentação com baixa ingestão de fibras. Nos estudos Nurses Health Study e Iowa Health Study, maior ingestão de fibras mostrou diminuição significativa das taxas de diabetes tipo 2.
Para aumentar sua ingestão de fibras:
Água ajuda a digerir a fibra. Aumente a ingestão de fibras gradativamente e beba mais água para evitar desconforto.
Para uma lista mais completa das fontes de fibra, veja nossos quadros de calorias e fibras.
O Dr. Alan Greene é formado pela Universidade de Princeton e pela escola de medicina da Universidade da Califórnia em São Francisco. Após o término da sua residência em pediatria no Children's Hospital Medical Center of Northern California em 1993, ele atuou como Residente Chefe. Durante seu ano como Chefe, Dr. Greene foi aprovado nos comitês pediátricos junto aos melhores 5% do país.
Dr. Greene ingressou na pediatria de cuidados primários em janeiro de 1993. Ele está na Faculdade Clínica da Escola de Medicina da Faculdade de Stanford, onde atende pacientes e ensina aos residentes. Ele é o Diretor Médico Chefe da A.D.A.M., Inc., principal provedor de informações de saúde ao consumidor e ajuda a dirigir o processo editorial da A.D.A.M. Como Diretor Médico da A.D.A.M., ele foi membro fundador da Hi-Ethics (Health Internet Ethics) e ajudou a URAC a desenvolver seus padrões para credenciamento do eHealth. Ele também é fundador e CEO da DrGreene.com. O Dr. Greene também foi chamado Herói da Saúde na Internet pela Intel, na área de saúde infantil. Ele é autor, especialista médico e personalidade de mídia.
Ele é autor do The Parent's Complete Guide to Ear Infections (People's Medical Society, 1997). O Dr. Greene apareceu em várias publicações, incluindo o Wall Street Journal, Parenting, Parent, Child, American Baby, Baby Talk, Working Mother, Better Home's & Gardens e Reader's Digest. Ele também aparece frequentemente em programas de televisão e de rádio como especialista médico.
![]() |