Cólera
Cólera é uma infecção do intestino delgado que provoca grande quantidade de diarreia aquosa.
Cólera é causada pela bactéria vibrião colérico (Vibrio cholerae). A bactéria libera uma toxina que provoca maior liberação de água das células nos intestinos, o que produz diarreia grave.
As pessoas são infectadas ao comer alimentos ou beber água contaminada. Viver ou trabalhar em regiões que apresentam surtos da doença aumentam o risco de contaminação.
Cólera ocorre em locais com saneamento deficiente, aglomeração, guerra e fome. Locais comuns para cólera incluem:
- África
- Ásia
- Índia
- México
- América do Sul e Central
Sintomas
Os sintomas podem ser leves a graves, incluindo:
-
Cólicas abdominais
Cólicas abdominais
Dor abdominal é aquela sentida em qualquer região entre o tórax e a virilha. Essa área é popularmente conhecida como barriga.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Membranas das mucosas ou da boca secas
- Pele ressecada
-
Sede em excesso
Sede em excesso
Sede excessiva é uma sensação anormal de estar sempre precisando beber líquidos.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Olhos fundos ou olhar vago
- Falta de lágrimas
-
Letargia
Letargia
Fadiga é uma sensação de desgaste, cansaço ou falta de energia.
Ler artigo agora Adicionar a favoritos -
Pouca micção
Pouca micção
Eliminação reduzida de urina significa que a pessoa produz menos urina que o normal. A maioria dos adultos produz pelo menos 500 ml de urina em 24 h...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Náusea
-
Desidratação rápida
Desidratação
A desidratação significa que o seu corpo não possui a quantidade de água e fluidos que deveria. A desidratação é classificada como leve, moderada ou ...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Pulso rápido (frequência cardíaca aumentada)
Pulso rápido
Um pulso latejante é um pulso forte e vigoroso sentido em uma das artérias do corpo. Ele é causado por batimentos cardíacos vigorosos.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Fontanelas ou moleiras fundas em bebês
-
Sonolência incomum ou cansaço
Sonolência
A sonolência se refere à sensação anormal de sono durante o dia. Pessoas que estão sonolentas podem dormir em situações inapropriadas ou em momentos...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos - Vômitos
- Diarreia aquosa que começa de repente e tem um odor de peixe
Sinais e exames
Os testes que podem ser realizados incluem:
- Hemocultura (cultura de sangue)
- Coprocultura (cultura de fezes) e coloração de Gram
Tratamento
O objetivo do tratamento é repor líquidos e eletrólitos perdidos em decorrência da diarreia. A diarreia e a desidratação podem ser intensas e de instalação rápida, sendo difícil a reposição adequada dos líquidos perdidos.
Dependendo da sua condição, você pode ter que tomar soro de reidratação por via oral ou venosa. Antibióticos poderão reduzir o tempo da doença.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu um soro de reidratação oral que é mais barato e fácil de usar do que o soro administrado pela veia. Essa solução é usada internacionalmente.
Expectativas (prognóstico)
A desidratação grave pode provocar morte. A maioria das pessoas apresenta recuperação plena se receberem soro para reidratação em quantidade suficiente.
Complicações
Complicações podem incluir:
- Desidratação grave
- Morte
Quando contatar um profissional de saúde
Consulte seu médico se você apresentar diarreia aquosa grave. Também entre em contato com o seu médico se você tiver sinais de desidratação, incluindo:
- Boca seca
- Pele ressecada
- Olhos turvos
- Ausência de lágrimas
- Pulso rápido
- Redução da micção ou ausência de urina
- Olhos fundos
- Sede
- Sonolência ou cansaço incomum
Prevenção
Uma vacina contra a cólera foi aprovada recentemente nos Estados Unidos, mas geralmente não é recomendada para pessoas que viajam para áreas de risco. Discuta com o seu médico.
Viajantes sempre devem tomar precauções com alimentos e água, mesmo se tiverem sido vacinados.
Na ocorrência de epidemias de cólera, os esforços devem ser direcionados no sentido de garantir água limpa, alimento e saneamento, porque a vacinação não é muito eficiente no controle de epidemias.
Referências
DuPont HL. Approach to the patient with suspected enteric infection. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 283.
Haines CF, Sears CL. Infectious enteritis and proctocolitis and bacterial food poisoning. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Sleisenger and Fordtran's Gastrointestinal and Liver Disease. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 110.
Semrad CE. Approach to the patient with diarrhea and malabsorption. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 140.
United Nations World Health Organization. WHO position paper on oral rehydration salts to reduce mortality from cholera. WHO 2016. www.who.int/cholera/technical/en. Accessed March 18, 2016.
-
Sistema digestivo - Ilustração
O esôfago, estômago, intestino grosso e delgado, com ajuda do fígado, vesícula biliar e pâncreas convertem os componentes nutritivos dos alimentos em energia e decompõem os componentes não-nutritivos em restos a serem excretados.
Sistema digestivo
Ilustração
-
Órgãos do sistema digestivo - Ilustração
Entre os órgãos do sistema digestivo na cavidade abdominal estão o fígado, a vesícula biliar, o estômago, o intestino delgado e o intestino grosso.
Órgãos do sistema digestivo
Ilustração
-
Sistema digestivo - Ilustração
O esôfago, estômago, intestino grosso e delgado, com ajuda do fígado, vesícula biliar e pâncreas convertem os componentes nutritivos dos alimentos em energia e decompõem os componentes não-nutritivos em restos a serem excretados.
Sistema digestivo
Ilustração
-
Órgãos do sistema digestivo - Ilustração
Entre os órgãos do sistema digestivo na cavidade abdominal estão o fígado, a vesícula biliar, o estômago, o intestino delgado e o intestino grosso.
Órgãos do sistema digestivo
Ilustração
Data da revisão: 2/24/2018
Revisão feita por: Jatin M. Vyas, MD, PhD, Assistant Professor in Medicine, Harvard Medical School; Assistant in Medicine, Division of Infectious Disease, Department of Medicine, Massachusetts General Hospital, Boston, MA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.