Exercício reduz quedas entre os idosos

Um estudo publicado no British Medical Journal revelou que o exercício é superior às modificações para diminuir riscos em casa e à correção da visão quando se trata de reduzir o número de quedas em casa entre os idosos.

Os pesquisadores do Centro de Pesquisas de Acidentes em Victoria, Austrália, realizaram o estudo com 442 pessoas com 70 anos ou mais e que moravam em sua própria casa ou apartamento. Os indivíduos foram distribuídos aleatoriamente para receber pelo menos uma de três intervenções: (1) uma aula semanal de exercícios com uma hora de duração, complementada com exercícios em casa, (2) modificações para eliminar riscos em casa feitas pelos participantes ou pelo programa de manutenção de casas da cidade ou (3) tratamento para melhora da visão.

Alguns indivíduos receberam duas intervenções, um grupo recebeu todas as três e um grupo de controle não teve nenhuma intervenção. Todos os oito grupos foram estudados por um período de 18 meses. Todos os participantes apresentaram um cartão mensal, no qual registraram suas quedas.

O exercício foi o mais eficiente.

O estudo descobriu que entre as intervenções individuais, o exercício teve o maior impacto sobre a redução de quedas. Os pacientes que fizeram modificações em suas casas ou que corrigiram problemas de visão tiveram redução mínima de sua taxa de queda anual de 3,1% e 4,4%, respectivamente, comparados ao grupo do exercício que teve uma redução significativa de 6,9%. O grupo que recebeu todas as três intervenções apresentou os melhores resultados com uma redução estimada de quedas anuais de 14%.

O exercício melhora o equilíbrio

Os pacientes que fizeram a aula de exercícios conseguiram reduzir sua taxa de quedas basicamente melhorando o equilíbrio, disseram os autores. As outras duas intervenções podem ter sido menos eficientes porque não foram tão intensas quanto precisavam.

Os achados reforçam a importância do exercício para ajudar os idosos a manter a função física. Um estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine relatou que adultos idosos inativos apresentaram melhora da função física após uma hora de aula de tai chi duas vezes por semana durante seis meses. A melhora foi mais pronunciada entre os participantes anteriormente menos ativos.

De acordo com os autores do estudo publicado no British Medical Journal, essa pesquisa sugere que os programas de exercícios envolvendo melhora do equilíbrio podem beneficiar os idosos. É necessário realizar mais pesquisa em termos de custo-benefício desses programas para determinar se eles são vantajosos para evitar quedas entre idosos.

Referências

Day L, Fildes B, Gordon I, et al. Randomised factorial trial of falls prevention among older people living in their own homes. BMJ. 2002;325:128-133.

Li F, Fisher KJ, Harmer P, McAuley E. Delineating the impact of Tai Chi training on physical function among the elderly. Am J Prev Med. 2002;23(2S):92-97.

 


Data da Revisão: 6/28/2011
Revisão feita por: Jeffrey Heit, MD, Internist with special emphasis on preventive health, fitness and nutrition, Philadelphia VA Medical Center, Philadelphia, PA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados