Você sabe que os exercícios regulares podem ajudar a viver mais, sentir-se melhor e ser mais produtivo em casa e no trabalho, certo? Então o que o impede de sair daí e fazer algo IMEDIATAMENTE?
Grande parte do que impede as pessoas de se exercitarem é o medo. O medo de falhar, medo de não poder fazer o que costumava fazer ou medo de nunca ser tão bom nisso quanto deseja ser. VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO. Até mesmos os atletas experientes têm que superar os seus medos regularmente. Tente não ser duro demais consigo mesmo se os exercícios não funcionarem naturalmente para você: mudar seu comportamento é uma das coisas mais difíceis de fazer. Pode ser particularmente difícil se as pessoas ao seu redor, como seus familiares, não se exercitam.
"Pratico corrida na maioria dos dias da semana há mais de 2 anos, e adoro isso. Mas eu ainda preciso me convencer a cada vez. Normalmente, parte disso inclui dizer a mim mesmo que está tudo bem se precisar caminhar, em vez de correr o percurso inteiro".
-- David, 33 anos
|
O que te motiva?
Para muitas pessoas, a parte mais difícil de exercitar-se é sair de casa. Quase todos que se exercitam lutam com isso de vez em quando: motivar-se diariamente pode ser realmente difícil! E o que motiva seu amigo a correr diariamente pode não funcionar para você.
Perguntamos às pessoas o que as motiva a continuar, e abaixo há uma amostra de suas respostas:
- "Sinto-me muito melhor após me exercitar; fazer isso me deixa mais positivo, feliz e menos estressado".
- "Os exercícios me ajudam a dormir melhor, o que, por sua vez, me dá mais energia no dia seguinte. Odeio sentir-me cansado no trabalho".
- "A primeira coisa que gosto de fazer pela manhã é passar um tempo sozinho".
- "Tenho membros da família que sofreram ataques do coração e faço o que posso para evitar que isso aconteça comigo".
- "Quero ser saudável à medida que envelheço. Não quero perder minha capacidade de permanecer ativo".
- "Há várias pessoas com as quais me exercito e desfruto de suas companhias. Isso nos fornece algo para fazermos juntos regularmente".
- "Sinto os resultados imediatamente. Sinto que tenho mais energia".
Saiba o que esperar
Os exercícios são diferentes para todo o mundo, mas há algumas experiências que todos temos em comum. Saber o que esperar pode tornar os exercícios menos intimidantes:
- Os primeiros minutos de qualquer atividade são normalmente os mais difíceis. Se puder continuar a se exercitar após esse desconforto inicial, você pode se surpreender com o quão mais fácil se torna.
- Você vai suar.
- Você se cansará nas primeiras vezes em que realizar uma nova atividade.
- Respirará ofegante (mas não deve se exercitar tanto a ponto de sentir falta de ar).
- Fará progresso rápido a princípio e, em seguida, irá se estabilizar (ou nivelar). Se continuar a se exercitar, continuará a melhorar, apenas não tão rapidamente quanto naquelas primeiras semanas.
- Pode sentir uma "dor aguda": uma dor na lateral que passa após parar de se exercitar. (Isso acontece frequentemente quando você se esforça além de seus limites. Reduza o ritmo e respire fundo até ela passar. Se a dor aguda não passar após você interromper os exercícios, ou reincidir durante o descanso, procure auxílio médico).
Até mesmo a atividade física moderada pode ajudá-lo a viver mais e melhor. Quanto mais ativo você se torna, maiores são os benefícios para você. Vá devagar e não se esforce além da conta.
Data da revisão:
6/28/2011
Revisão feita por:
Jeffrey Heit, MD, Internist with special emphasis on preventive health, fitness and nutrition, Philadelphia VA Medical Center, Philadelphia, PA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.
© 1997-
A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997-

Todos os direitos reservados