Exercícios: Histórias pessoais |
|
Helen M. é uma mulher de 49 anos que vive em Richmond, Virgínia. Ela segue um programa de exercícios regulares há quase duas décadas e nos contou um pouco sobre como integrou os exercícios em sua vida.
Como você descreve sua típica rotina de exercícios?
Minha rotina atual é uma caminhada de 6,5 km, cinco dias por semana. Caminho pelas manhãs durante os dias da semana e descanso nos fins de semana. Dirijo até uma trilha nas proximidades e faço uma caminhada a passos largos, normalmente com uma amiga que me encontra lá. Às vezes caminho sozinha, levando comigo um rádio com fones de ouvido.
Como você se aquece? O que você veste?
Realmente não faço nenhum aquecimento formal para a caminhada. Suponho que é porque caminhar é uma atividade tão fácil e cotidiana que não preciso realmente de nenhum preparo especial. Do mesmo modo, não uso nenhum acessório especial quando caminho, além de bons tênis para caminhada e um boné de beisebol para proteção solar. No verão, uso shorts de ciclismo com uma camiseta regata comprida ou uma camiseta padrão e, no inverno, leggings com uma camisa de malha sob um suéter fino com capuz. No inverno, também uso luvas quando é preciso e uma faixa para os cabelos para cobrir minhas orelhas, juntamente com um boné de beisebol. Faço alongamentos quando termino.
Quando começou a se exercitar regularmente?
Iniciei essa rotina 19 anos atrás, quando meus dois filhos estavam na escola e tinha algum tempo para mim. Todos os anos há alguns períodos em que "deixo a caminhada de lado", como em emergências de família, férias ou quando há convidados em casa. Mas não tenho muitos problemas para retornar a fazê-la.
O que a ajuda a voltar a fazer?
Sinceramente odeio bagunçar minha rotina diária, então sempre retorno à minha agenda assim que consigo.
O que a motiva a fazer isso?
Minha motivação inicial foi a perda de peso. Pouco tempo depois de ter começado, minha motivação mudou: passou a ser como me sinto bem após uma boa e longa caminhada. Além disso, decidi que seria melhor tomar conta do meu corpo, porque espero viver muito tempo!
O que a motiva a continuar?
Sinto falta de sair, e sinto que estou trapaceando quando perco minha rotina matinal.
Como supera os dias em que simplesmente não tem vontade de se exercitar?
No começo, saía independente do tempo, mas agora me permito deixar de lado em dias muito chuvosos ou muito frios e com vento forte. Se realmente não sinto vontade de fazer isso, normalmente tento me convencer a ir, visto que a experiência me ensinou que, uma vez que começo, sinto-me melhor. Além disso, tenho amigos que estão esperando me ver na trilha e vão me perturbar se eu não aparecer!
Como encaixa os exercícios regulares em sua agenda?
Felizmente, não trabalho fora de casa, então não tenho uma agenda apertada para solucionar. Quando iniciei meu programa de caminhada, meus filhos estavam na escola e tinha aquelas horas para mim mesma.
Que outras atividades tentou?
Durante um período, tentei usar uma bicicleta ergométrica, mas na verdade não gostava de pedalar. Também pratiquei um pouco de treinamento com pesos e gostaria de voltar a fazer isso. Eu realmente gostava disso.
Como criou um plano ao qual poderia aderir?
Durante anos, mantive um calendário em que escrevia a distância que percorri e quanto tempo levou a caminhada. Se deixasse de fazer um dia, colocava um grande "X" sobre esse dia. Eu realmente odeio ver um "X"!
Como você se recompensa por alcançar seus objetivos de fitness?
Hum... De verdade, a forma como me sinto é minha recompensa. Pessoalmente, é satisfatório saber que tenho me exercitado fielmente por tanto tempo.
Seu plano de exercícios a fez mudar sua dieta? Para perder peso?
Uma grande parte de minha motivação para continuar a me exercitar é que a atividade física me permite comer bastante, como me agrada. Inicialmente, perdi peso, mas agora apenas tento manter. Acredito que, apesar de meu peso não ser o que realmente gostaria que fosse, meu tônus muscular é bom e minhas roupas servem melhor.
Quais são alguns dos principais benefícios que você sente receber dos exercícios regulares?
Quando caminho sozinha, uso o tempo para pensar sobre os problemas e faço planos para as coisas que preciso fazer. Quando caminho com meus amigos, desfruto da companhia deles. Tenho quase 50 anos e acredito que nunca estive mais ágil do que agora. Duvido que isso seria verdade se eu não me exercitasse. No final das contas, o melhor resultado de se exercitar regularmente é provavelmente o alívio do estresse mental. Também acho que isso me ajudou a me manter fisicamente mais saudável, visto que raramente tenho resfriados desde que comecei minha rotina aos 30 anos.
Quais são as dicas ou conselhos que tem para os outros?
Defina metas razoáveis e registre seu progresso. Permita-se tempo para descansar se precisar. Conte para as outras pessoas o que planeja fazer, de modo que irão lhe perguntar sobre isso e você se sentirá envergonhado se não seguir adiante!
Lembre-se: à medida que envelhece, se sentirá muito mais feliz com um corpo forte e saudável.
![]() |