Raquitismo
Osteomalácia em crianças; Deficiência de vitamina D; Raquitismo renal; Raquitismo hepáticoRaquitismo é um distúrbio causado pela falta de vitamina D, cálcio ou fosfato. Ele causa o amolecimento e o enfraquecimento dos ossos.
Causas
A vitamina D ajuda o corpo a controlar os níveis de cálcio e fosfato. Se os níveis desses minerais no sangue tornam-se muito baixos, o corpo pode produzir hormônios que causam a retirada de cálcio e fosfato dos ossos, levando a ossos fracos e flexíveis.
A vitamina D é absorvida através de alimentos ou produzida pela pele quando exposta à luz solar. A falta de produção de vitamina D pela pele pode ocorrer em pessoas que:
- Vivem em climas com pouca exposição à luz solar
- Precisam ficar em ambientes fechados
- Trabalham em ambientes fechados durante o dia
Pode haver falta de vitamina D em sua dieta se você:
- Tem intolerância à lactose (problemas para digerir leites e derivados)
Intolerância à lactose
A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e derivados. Uma enzima chamada lactase é necessária para digerir a lactose. A intolerância à lac...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Não bebe leite e derivados
- Segue uma dieta vegetariana
Bebês em aleitamento materno exclusivo podem desenvolver deficiência de vitamina D. O leite materno não fornece as quantidades ideais de vitamina D. Isso pode ser um problema principalmente para crianças de pele mais escura nos meses de inverno, quando há menos luz solar.
A falta de cálcio e fósforo na alimentação também pode levar ao raquitismo. O raquitismo causado pela falta desses minerais na alimentação é raro em pessoas vivendo em condições socioeconômicas adequadas. O cálcio e o fósforo são encontrados no leite e em vegetais folhosos.
A genética pode aumentar o risco de raquitismo. O raquitismo hereditário é uma forma da doença transmitida pelos pais. Ele ocorre quando os rins não são capazes de reter fosfato. O raquitismo também pode ser causado por problemas nos rins ligados à acidose tubular renal.
Distúrbios que reduzem a digestão ou absorção de gordura dificultam a absorção de vitamina D pelo corpo.
Ocasionalmente, o raquitismo pode ocorrer em crianças que têm distúrbios do fígado ou que não podem transformar a vitamina D em sua forma ativa.
O raquitismo ocorre com mais frequência em crianças, durante períodos de crescimento rápido, quando o corpo precisa de altos níveis de cálcio e fosfato. O raquitismo pode ser visto em crianças de 6 a 24 meses, sendo raro em recém-nascidos.
Sintomas
Sintomas de raquitismo incluem:
-
Dor ou sensibilidade nos ossos dos braços, pernas, pelve ou coluna
Dor ou sensibilidade nos ossos
Dor ou sensibilidade óssea é a dor ou desconforto em um ou mais ossos.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Diminuição do tônus muscular (perda da força muscular) e fraqueza de piora progressiva
Diminuição do tônus muscular
Hipotonia significa a diminuição do tônus muscular.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Deformidades dentárias, incluindo dentição tardia, defeitos na estrutura dos dentes, desgaste do esmalte dentário e cáries
Cáries
Cáries são orifícios, ou lesões estruturais, nos dentes.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Crescimento prejudicado
Crescimento prejudicado
O crescimento tardio significa ganho inadequado ou lento de altura ou de peso em uma criança com menos de 5 anos. Isso pode ser normal e a criança p...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Aumento da ocorrência de fraturas ósseas
-
Cãibras musculares
Cãibras musculares
As cãibras musculares são movimentos involuntários e frequentemente dolorosos (contrações) dos músculos. As cãibras podem envolver um ou mais múscul...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Baixa estatura (adultos com menos de 1,50 m de altura)
Baixa estatura
Baixa estatura se aplica a qualquer pessoa que está significativamente abaixo da altura média para uma pessoa da mesma idade e sexo. Seu médico irá a...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Deformidades do esqueleto, incluindo crânio assimétrico, pernas arqueadas, protuberância na caixa torácica (rosário raquítico), esterno projetado para frente (peito de pombo), deformidades da pelve e da coluna (alterações das curvaturas da coluna, inclusive escoliose ou cifose)
Deformidades do esqueleto
Anomalias do sistema esquelético dos membros se referem a uma variedade de problemas na estrutura óssea dos braços e pernas.
Ler artigo agora Adicionar a favoritosEscoliose
A escoliose é um encurvamento da coluna vertebral. A coluna vertebral é a série de ossos no meio das costas. Há normalmente alguma curvatura na col...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritosCifose
Cifose é uma curvatura da coluna que provoca arqueamento ou arredondamento das costas, levando à postura corcunda.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos
Sinais e exames
Um exame físico identifica sensibilidade ou dor nos ossos, mas não nas articulações ou músculos.
Os seguintes exames podem ajudar no diagnóstico do raquitismo:
- Gasometria arterial
- Exames de sangue (cálcio sérico)
- Biópsia óssea (raramente realizada)
- Radiografia óssea
- Fosfatase alcalina sérica
- Fósforo sérico
Outros exames e procedimentos incluem:
- Isoenzima da FAL (fosfatase alcalina)
- Cálcio (ionizado)
- Hormônio da paratireoide
- Cálcio urinário
Tratamento
Os objetivos do tratamento são aliviar os sintomas e corrigir a causa do problema. A causa deve ser tratada para evitar o retorno da doença.
A reposição do cálcio, do fósforo ou da vitamina D que estão faltando eliminará a maior parte dos sintomas do raquitismo. Fontes de vitamina D incluem peixe, fígado e leite processado.
A exposição moderada ao sol é recomendada. Se o raquitismo é causado por um problema metabólico, pode ser preciso uma prescrição para suplementos de vitamina D.
Aparelhos ortopédicos podem ser usados para reduzir ou evitar deformidades. Algumas deformidades ósseas precisam de cirurgia corretiva.
Expectativas (prognóstico)
O distúrbio pode ser corrigido repondo a vitamina D e minerais. Os resultados laboratoriais e as radiografias geralmente melhoram depois de uma semana, mas alguns casos podem precisar de doses maiores de minerais e vitamina D.
Se o raquitismo não for corrigido quando a criança ainda estiver em crescimento, as deformidades ósseas e a baixa estatura poderão ser permanentes. Se corrigidas quando a criança é nova, as deformidades ósseas geralmente melhoram ou desaparecem com o tempo.
Complicações
Possíveis complicações incluem:
- Dor óssea crônica
- Deformidades ósseas
- Fraturas ósseas podem ocorrer sem motivo
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com o médico do seu filho se perceber sintomas de raquitismo.
Prevenção
É possível prevenir o raquitismo através de uma alimentação rica em cálcio, fósforo e vitamina D. Crianças com distúrbios gastrointestinais ou outras doenças podem precisar tomar suplementos. Consulte o médico do seu filho.
A baixa absorção de vitamina D causada pelos rins (renal) deve ser tratada imediatamente. Pessoas com distúrbios renais devem monitorar regularmente os níveis de cálcio e fósforo.
Consultar um geneticista pode ajudar as pessoas que têm um histórico familiar de distúrbios hereditários que causam raquitismo.
Referências
Greenbaum LA. Rickets and hypervitaminosis D. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 51.
Whiting SJ, Calvo MS. Nutrition and lifestyle effects on vitamin D status. In: Feldman D, Pike JW, Adams JS, eds. Vitamin D. 3rd ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2011:chap 54.
-
Raio X - Ilustração
Os raios X são uma forma de radiação ionizada que consegue penetrar o corpo para formar uma imagem em um filme. As estruturas densas (como os ossos) aparecem em branco, o ar é negro e as demais estruturas terão tons de cinza, dependendo da densidade. Os raios X podem fornecer informações sobre obstruções, tumores e outras doenças, especialmente quando combinados ao uso de contraste de ar e bário dentro do intestino.
Raio X
Ilustração
-
Raio X - Ilustração
Os raios X são uma forma de radiação ionizada que consegue penetrar o corpo para formar uma imagem em um filme. As estruturas densas (como os ossos) aparecem em branco, o ar é negro e as demais estruturas terão tons de cinza, dependendo da densidade. Os raios X podem fornecer informações sobre obstruções, tumores e outras doenças, especialmente quando combinados ao uso de contraste de ar e bário dentro do intestino.
Raio X
Ilustração
Data da revisão: 8/31/2016
Revisão feita por: Neil K. Kaneshiro, MD, MHA, Clinical Assistant Professor of Pediatrics, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.