Preste atenção à sua pressão sistólica!

Estudos recentes demonstraram a importância do número superior: sua pressão arterial sistólica. De fato, a pressão sistólica pode ser um melhor indicador do risco para doenças cardíacas e derrame do que a pressão inferior (diastólica), especialmente para pessoas com mais de 50 anos.

A Associação Americana de Cardiologia enfatiza a importância de reduzir sua pressão sistólica.

Quando apenas o número superior (pressão sistólica) está elevado, os médicos chamam isso de hipertensão sistólica isolada (HSI). A condição se torna cada vez mais comum à medida que o indivíduo envelhece. Uma pessoa tem HSI se a leitura superior for maior que 140, enquanto a leitura inferior é menor que 90.

Quanto maior for a diferença entre o número sistólico (superior) e o número diastólico (inferior), mais rígidas serão as artérias em seu corpo, e maior o risco de derrame e doença cardíaca.

Na maioria das pessoas com HSI, o problema é ignorado ou somente parcialmente tratado.

Quando for a um médico, certifique-se de perguntar sobre suas leituras de pressão arterial sistólica e diastólica. Se sua pressão arterial estiver alta demais, fale com seu médico sobre fazer mudanças no estilo de vida e se é necessário medicação.

O tratamento de pressão arterial elevada deve começar cedo para prevenir danos aos órgãos. Um número crescente de jovens têm HSI, e tanto os jovens como os idosos se beneficiam imensamente do tratamento precoce.

Diretrizes


Se tiver HSI, eis alguns pontos a considerar:

  • O objetivo para a terapia é reduzir o número sistólico abaixo de 140.
  • Alterações no estilo de vida e na dieta isoladamente são, na maioria das vezes, efetivos se a pressão arterial sistólica estiver abaixo de 160.
  • Frequentemente, são necessárias 2 ou 3 medicações para tratar com êxito a HSI.
  • Em indivíduos com diabetes ou doenças renais, o objetivo para a terapia é reduzir o número sistólico abaixo de 130. Diabetes e doença renal estão associadas com complicações maiores quando combinadas com hipertensão. Ter diabetes torna mais difícil tratar a HSI.
  • Em pessoas com insuficiência renal ou insuficiência cardíaca, a pressão sanguínea deve ser mantida no nível mais baixo possível, sem sintomas como vertigens.
  • A pressão sanguínea deve ser reduzida lentamente em pessoas mais velhas com pressão arterial sistólica elevada grave de longa data.
  • Para algumas pessoas, os objetivos de pressão arterial podem levar mais tempo para serem alcançados. Isso pode ser mencionado como "hipertensão resistente".

 


Data da revisão: 6/8/2011
Revisão feita por: Steven Kang, MD, Division of Cardiac Pacing and Electrophysiology, East Bay Arrhythmia, Cardiovascular Consultants Medical Group, Oakland, CA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados