A pressão arterial é influenciada pela quantidade de água que está em seu corpo e pela ingestão de sal. Diuréticos reduzem a água e o sódio em seu corpo e, durante décadas, têm sido o principal método para o tratamento da hipertensão. Ainda são considerados a primeira escolha de muitos especialistas, especialmente para tratar idosos e afrodescendentes.
Tipos de diuréticos
Existem três tipos primários:
- Tiazidas. As tiazidas impedem a absorção de sódio do rim de volta para o sangue. São ingeridas isoladamente para a hipertensão leve a moderada ou usadas em combinação com outros tipos de medicamentos. Há muitas tiazidas e fármacos contendo tiazidas. Alguns dos mais comuns são clorotiazida (Diuril), clortalidona (Hygroton), indapamida (Lozol) e hidroclorotiazida (Esidrix, HydroDiuril).
- Diuréticos de alça. Diuréticos de alça impedem a absorção de sódio do rim de volta para o sangue. Tendem a agir mais rápido do que as tiazidas e apresentam um grande efeito diurético. Portanto, é importante controlar o medicamento para evitar a desidratação e perda excessiva de potássio. Diuréticos de alça incluem a furosemida (Lasix), bumetanida (Bumex), ácido etacrínico (Edecrin) e torasemida (Demadex).
- Agentes poupadores de potássio. A espironolactona (Aldactone) bloqueia a ação da aldosterona, de modo que mais de potássio permanece no sangue e mais de sódio e água são excretados na urina. Outros diuréticos poupadores de potássio incluem amilorida (Midamor), triantereno (Dyrenium) e eplerenona (Inspra).
Problemas com diuréticos
Os diuréticos de alça e tiazídicos podem diminuir o suprimento de potássio do corpo, que, se não tratado, aumenta o risco de arritmias. Arritmias são alterações do ritmo cardíaco, que podem, em casos raros, levar à parada cardíaca. Se os níveis de potássio forem reduzidos, os médicos prescreverão doses mais baixas do diurético atual, recomendarão suplementos de potássio ou utilizarão diuréticos poupadores de potássio.
Medicamentos poupadores de potássio apresentam seus próprios riscos, que incluem o aumento de potássio a níveis perigosamente elevados, especialmente em pessoas que possuíam, a princípio, níveis de potássio já algo elevados, ou naquelas com lesões renais.
Efeitos colaterais comuns
Os efeitos colaterais comuns dos diuréticos são:
- Fadiga, cãibras musculares ou fraqueza devido aos baixos níveis de potássio
- Tontura/vertigem
- Dormência/formigamento
- Palpitações cardíacas
- Gota
- Depressão
- Irritabilidade
- Incontinência urinária
- Perda do desejo sexual (resultante de diuréticos poupadores de potássio)
- Crescimento do cabelo, alterações menstruais e agravamento da voz em mulheres (resultantes dos diuréticos poupadores de potássio)
- Inchaço do peito nos homens, mastalgia em mulheres (resultantes dos diuréticos poupadores de potássio)
- Reações alérgicas - se você é alérgico a medicamentos derivados de sulfonamidas, também não deve usar tiazidas
Diuréticos poupadores de potássio podem aumentar o risco de hemorragia no estômago ou intestinos. Os diuréticos tiazídicos podem aumentar o nível de colesterol e açúcar no sangue - por isso, estes níveis devem ser monitorados rigorosamente em pessoas com colesterol alto ou diabetes. Diuréticos de alça também podem elevar o açúcar no sangue.
Arritmias (ritmos cardíacos anormais) podem ocorrer devido a mudanças nos níveis de potássio no sangue, especialmente quando o diurético é tomado com outros medicamentos (tais como a digoxina). Medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (como ibuprofeno) podem interferir nos diuréticos.
Data da revisão:
6/8/2011
Revisão feita por:
Steven Kang, MD, Division of Cardiac Pacing and Electrophysiology, East Bay Arrhythmia, Cardiovascular Consultants Medical Group, Oakland, CA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.
© 1997-
A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997-

Todos os direitos reservados