Recomendações para tipos específicos de pacientes

O que prescrever (e para quem) são perguntas de debate e investigação contínuos. A seguir, algumas recomendações geralmente aceitas:

Para a maioria dos pacientes sem condições de complicação

Diuréticos são normalmente recomendados como tratamento de primeira linha para pacientes sem complicações, isoladamente ou em conjunto com um inibidor da enzima de conversão da angiotensina (IECA), bloqueador do receptor de angiotensina (BRA), betabloqueador ou bloqueador dos canais de cálcio. Os diuréticos são geralmente seguros, eficazes e menos caros do que outros medicamentos de hipertensão arterial.

Existem razões pelas quais medicamentos diferentes dos diuréticos sejam escolhidos prioritariamente. Veja as descrições a seguir.

Para adultos mais velhos

Diuréticos continuam a ser a melhor escolha para a maioria dos adultos mais velhos. A dose inicial em pessoas com mais de 65 anos geralmente deve ser metade da dose utilizada em adultos mais jovens. A pressão arterial deve ser verificada quando se está sentado e em pé, porque os adultos mais velhos podem ter queda em sua pressão arterial quando estão em pé.

Por causa de uma preocupação com as interações medicamentosas e os efeitos colaterais, alguns médicos estão relutantes em dar medicamentos de hipertensão arterial para pacientes idosos. No entanto, as informações científicas apoiam fortemente o uso de diuréticos ou betabloqueadores em idosos (incluindo aqueles com hipertensão sistólica isolada) para diminuir o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca.

Para pacientes com diabetes

Estudos sugerem que pessoas com diabetes podem necessitar de medicação se sua pressão arterial for 130/80 mmHg ou superior. Isto serve para proteger o coração e ajudar a evitar outras complicações comuns para essas duas doenças. Em geral, os inibidores da ECA e BRA são a primeira escolha para as pessoas com diabetes, visto que, aparentemente, também protegem os rins. Contudo, em muitos casos, combinações são necessárias para atingir os objetivos de pressão arterial. Nesses casos, os diuréticos de baixa dosagem ou bloqueadores dos canais de cálcio são adicionados conforme necessário.

Para pacientes com hipertensão sistólica isolada

A pressão sistólica isolada alta é geralmente tratada com um diurético. Um bloqueador dos canais de cálcio de longa duração pode ser uma alternativa, embora alguns especialistas acreditam que os inibidores da ECA ou BRA estão provando ser a melhor escolha neste grupo.

Para os pacientes com insuficiência cardíaca

Pessoas com insuficiência cardíaca geralmente devem receber inibidores da ECA, muitas vezes em combinação com um betabloqueador e um diurético.

Para os pacientes que tiveram um ataque cardíaco

Inibidores da ECA e betabloqueadores geralmente são usados após um ataque cardíaco.

Para pacientes grávidas

A maioria das mulheres que desenvolve pressão arterial elevada somente durante a gravidez (hipertensão gestacional) apresenta baixo risco de pré-eclampsia e não necessita de tratamento, com a exceção de monitoramento, uma vez concluída a gravidez. As mulheres com pressão arterial elevada que planejam engravidar, ou ficam grávidas, devem conversar com seu obstetra sobre os medicamentos.

Todos os medicamentos para pressão arterial atravessam a barreira placentária. Inibidores da ECA, BRA e inibidores diretos da renina apresentam efeitos prejudiciais ao feto, incluindo doença renal e morte. Devem ser evitados durante a gravidez. Os betabloqueadores não devem ser usados durante as fases iniciais da gravidez - o uso posterior pode ser considerado por seu ginecologista. O labetalol é frequentemente utilizado se a paciente grávida precisa de um betabloqueador. A metildopa foi a medicação de pressão arterial mais pesquisada durante a gravidez e pode ser escolhida por seu médico se você receber um diagnóstico de pressão arterial elevada durante a gravidez.

 


Data da revisão: 6/8/2011
Revisão feita por: Steven Kang, MD, Division of Cardiac Pacing and Electrophysiology, East Bay Arrhythmia, Cardiovascular Consultants Medical Group, Oakland, CA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados