Etapa 10: Terapia com medicamentos |
|
Muitas pessoas com hipertensão não a têm sob controle, incluindo muitas pessoas que tomam medicamentos para hipertensão. É importante tomar a medicação de forma consistente e conforme instruído por um médico. Além disso, consulte seu médico regularmente.
O tratamento com medicamentos da hipertensão pode reduzir de modo significativo a chance de morte de doença cardíaca e derrame, bem como o risco de desenvolvimento de outros problemas de saúde graves.
Pode lhe ser prescrito um ou mais medicamentos para sua pressão arterial elevada. De fato, a maioria das pessoas com hipertensão precisa de dois ou mais medicamentos.
![]() |
|
Tipos de medicação de pressão arterial
Dezenas de medicamentos de hipertensão estão disponíveis. Eles normalmente se encaixam nas seguintes categorias:
Com que frequência você vai ao médico?
Quando a medicação é iniciada pela primeira vez, seu médico vai querer vê-lo de volta ao consultório dentro de 1-2 meses (talvez mais cedo). Uma vez que sua pressão arterial está sob controle em seu novo regime de medicamentos, o médico irá vê-lo a cada 3-6 meses.
Efeitos colaterais
Se você estiver sob medicação, pode achar os efeitos colaterais incômodos. Se isso ocorrer, fale com seu médico. Seu médico pode ser capaz de mudar para um medicamento diferente ou ajustar a dose. Certifique-se de que isso seja feito com a orientação de seu médico. Não pare de tomar a medicação ou altere a dose por conta própria.
Interrupção de medicamentos de hipertensão arterial
Se sua pressão arterial foi bem controlada por, pelo menos, 1 ano e for possível manter um estilo de vida saudável, você pode conseguir parar gradualmente de tomar os medicamentos de hipertensão. Isto deve ser feito com uma redução gradual, sob a orientação de seu médico. Parar muito rapidamente pode ter efeitos adversos, incluindo efeitos graves para o coração.
Nunca mude sua medicação por conta própria; siga sempre a orientação de seu médico.
![]() |
|