Etapa 10: Terapia com medicamentos
Next Page

Muitas pessoas com hipertensão não a têm sob controle, incluindo muitas pessoas que tomam medicamentos para hipertensão. É importante tomar a medicação de forma consistente e conforme instruído por um médico. Além disso, consulte seu médico regularmente.

O tratamento com medicamentos da hipertensão pode reduzir de modo significativo a chance de morte de doença cardíaca e derrame, bem como o risco de desenvolvimento de outros problemas de saúde graves.

Pode lhe ser prescrito um ou mais medicamentos para sua pressão arterial elevada. De fato, a maioria das pessoas com hipertensão precisa de dois ou mais medicamentos.

Aprenda Mais

Recomendações para tipos específicos de pacientes.

Tipos de medicação de pressão arterial

Dezenas de medicamentos de hipertensão estão disponíveis. Eles normalmente se encaixam nas seguintes categorias:

  • Diuréticos, que fazem o corpo excretar água e sal
  • Inibidores da ECA, que reduzem a produção de angiotensina (um hormônio que poderia causar a constrição das artérias)
  • Betabloqueadores, que expandem (alargam) os vasos sanguíneos, reduzem a frequência cardíaca e diminuem a sobrecarga do coração
  • Bloqueadores dos canais de cálcio, que ajudam a relaxar e expandir os vasos sanguíneos
  • Outros medicamentos, incluindo bloqueadores dos receptores da angiotensina (ARBs), inibidores diretos da renina e vasodilatadores (que relaxam os vasos sanguíneos)

Com que frequência você vai ao médico?

Quando a medicação é iniciada pela primeira vez, seu médico vai querer vê-lo de volta ao consultório dentro de 1-2 meses (talvez mais cedo). Uma vez que sua pressão arterial está sob controle em seu novo regime de medicamentos, o médico irá vê-lo a cada 3-6 meses.

Efeitos colaterais

Se você estiver sob medicação, pode achar os efeitos colaterais incômodos. Se isso ocorrer, fale com seu médico. Seu médico pode ser capaz de mudar para um medicamento diferente ou ajustar a dose. Certifique-se de que isso seja feito com a orientação de seu médico. Não pare de tomar a medicação ou altere a dose por conta própria.

Interrupção de medicamentos de hipertensão arterial

Se sua pressão arterial foi bem controlada por, pelo menos, 1 ano e for possível manter um estilo de vida saudável, você pode conseguir parar gradualmente de tomar os medicamentos de hipertensão. Isto deve ser feito com uma redução gradual, sob a orientação de seu médico. Parar muito rapidamente pode ter efeitos adversos, incluindo efeitos graves para o coração.

Nunca mude sua medicação por conta própria; siga sempre a orientação de seu médico.

 

Next Page

Data da revisão: 6/8/2011
Revisão feita por: Steven Kang, MD, Division of Cardiac Pacing and Electrophysiology, East Bay Arrhythmia, Cardiovascular Consultants Medical Group, Oakland, CA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados