Etapa 2: Leve a hipertensão a sério
Next Page

Em indivíduos com hipertensão, a pressão arterial permanece elevada todo ou na maior parte do tempo. O sangue é pressionado contra as paredes das artérias, com uma força maior do que a normal. Se não for tratada, isso pode levar a sérios problemas de saúde. Clique nos botões vermelhos abaixo para saber mais sobre esses problemas.



aterosclerosederrameataque cardíacocoração dilatadodoença renal

Efeitos em múltiplos órgãos: É importante perceber que, embora a hipertensão possa não ter sintomas externos, ela pode causar problemas com múltiplos órgãos. Para ver exemplos específicos de como a hipertensão afeta os vasos sanguíneos, o coração e os rins, clique nos botões vermelhos sobre a imagem acima.

Aterosclerose e acidente vascular cerebral

O espessamento da artéria (aterosclerose) relacionado com a hipertensão pode ser dramático. Uma artéria saudável é larga e permite que o sangue flua livremente. Por outro lado, uma artéria obstruída é estreita, grossa e faz o coração trabalhar muito mais para bombear o sangue através dela. Artérias em qualquer parte do corpo podem ser afetadas, inclusive as do próprio coração e do cérebro. Isso pode levar a um ataque cardíaco ou derrame cerebral.

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das causas mais comuns de morte nos EUA, e a hipertensão é um importante fator de risco. Coágulos que se formam nas artérias carótidas (no pescoço) ou no coração podem quebrar e viajar para o cérebro, alojando-se nas artérias estreitadas. Além disso, o risco de um AVC resultante de hemorragia no cérebro é aumentado em pessoas com hipertensão arterial.

Outras complicações

Outros problemas médicos relacionados com a hipertensão podem incluir a perda da visão e cegueira, disfunção sexual, problemas mentais e perda óssea. Leia mais sobre estas condições.

Para continuar para o próximo passo do guia sobre hipertensão, clique em "Avançar" abaixo.

As descrições sobre o ataque cardíaco e doença renal foram redigidas pelos National Institutes of Health (Institutos Nacionais da Saúde dos Estados Unidos).

 

Next Page

Data da revisão: 6/8/2011
Revisão feita por: Steven Kang, MD, Division of Cardiac Pacing and Electrophysiology, East Bay Arrhythmia, Cardiovascular Consultants Medical Group, Oakland, CA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados