Etapa 2: Leve a hipertensão a sério |
|
Em indivíduos com hipertensão, a pressão arterial permanece elevada todo ou na maior parte do tempo. O sangue é pressionado contra as paredes das artérias, com uma força maior do que a normal. Se não for tratada, isso pode levar a sérios problemas de saúde. Clique nos botões vermelhos abaixo para saber mais sobre esses problemas.
Efeitos em múltiplos órgãos: É importante perceber que, embora a hipertensão possa não ter sintomas externos, ela pode causar problemas com múltiplos órgãos. Para ver exemplos específicos de como a hipertensão afeta os vasos sanguíneos, o coração e os rins, clique nos botões vermelhos sobre a imagem acima. |
Aterosclerose e acidente vascular cerebral
O espessamento da artéria (aterosclerose) relacionado com a hipertensão pode ser dramático. Uma artéria saudável é larga e permite que o sangue flua livremente. Por outro lado, uma artéria obstruída é estreita, grossa e faz o coração trabalhar muito mais para bombear o sangue através dela. Artérias em qualquer parte do corpo podem ser afetadas, inclusive as do próprio coração e do cérebro. Isso pode levar a um ataque cardíaco ou derrame cerebral.
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das causas mais comuns de morte nos EUA, e a hipertensão é um importante fator de risco. Coágulos que se formam nas artérias carótidas (no pescoço) ou no coração podem quebrar e viajar para o cérebro, alojando-se nas artérias estreitadas. Além disso, o risco de um AVC resultante de hemorragia no cérebro é aumentado em pessoas com hipertensão arterial.
Outras complicações
Outros problemas médicos relacionados com a hipertensão podem incluir a perda da visão e cegueira, disfunção sexual, problemas mentais e perda óssea. Leia mais sobre estas condições.
Para continuar para o próximo passo do guia sobre hipertensão, clique em "Avançar" abaixo.
As descrições sobre o ataque cardíaco e doença renal foram redigidas pelos National Institutes of Health (Institutos Nacionais da Saúde dos Estados Unidos).
![]() |
|