Etapa 4: Quem possui hipertensão? |
|
Qualquer pessoa pode desenvolver hipertensão, mas algumas pessoas estão em maior risco do que outras. Na maioria dos casos, um único motivo não pode ser identificado. Alguns dos fatores de risco incluem:
Idade e gênero
Tanto em homens como em mulheres, o risco de hipertensão aumenta à medida que se envelhece. De fato, mais da metade dos idosos possuem hipertensão. Mais homens do que mulheres têm hipertensão até os 55 anos de idade. À medida que envelhecem, o risco para mulheres se torna mais alto do que o risco para os homens.
Etnia
Os afro-americanos apresentam maior probabilidade de desenvolver hipertensão do que outros grupos étnicos. De fato, a prevalência de hipertensão entre os afro-americanos está entre as mais altas no mundo. A hipertensão parece estar perigosamente subtratada neste grupo, contribuindo para as taxas mais elevadas de derrame, morte decorrente de doença cardíaca e doença renal.
Histórico familiar
A hipertensão pode ser herdada em muitos casos. A hipertensão é cerca de duas vezes mais comum em pessoas que têm um ou ambos os pais com o problema.
Peso
Muitas pessoas com hipertensão estão acima do peso. Mesmo adultos com excesso de peso moderado apresentam risco duplo de hipertensão do que pessoas com peso normal. Crianças e adolescentes que estão acima do peso apresentam risco maior de possuir hipertensão no momento em que atingirem a fase adulta.
Sal
O sal na dieta é outro fator importante na hipertensão. Reduzir a ingestão de sal tem ajudado no controle da hipertensão para algumas pessoas.
Distúrbios emocionais
As pessoas ansiosas ou deprimidas podem ter maior risco de hipertensão do que as pessoas sem depressão e ansiedade. Estudos confirmam a associação entre estresse e hipertensão. Estresse no trabalho e a falta de sucesso na carreira parecem estar ligados a hipertensão em homens e mulheres.
Fatores sazonais
As mudanças sazonais podem influenciar a variação da pressão arterial, com o aumento da hipertensão durante os meses frios e em declínio durante o verão, especialmente em fumantes. Isto pode ser porque o frio estreita os vasos sanguíneos, como forma de tentar manter o calor no corpo. Além disso, a falta de luz também tem sido associada com aumento da pressão arterial.
![]() |
|
![]() |
|