Etapa 6: Diagnóstico de hipertensão |
|
Cada visita ao médico deve incluir a medição de sua pressão arterial. O procedimento é rápido, fácil e indolor.
Para medir a pressão arterial, seu médico ou enfermeiro utiliza um instrumento chamado "esfigmomanômetro", mais frequentemente mencionado como medidor de pressão arterial. O medidor é enrolado em torno de seu braço e inflado para interromper momentaneamente o fluxo de sangue na artéria. À medida que o medidor é desinflado lentamente, o sangue começa a fluir de novo para dentro da artéria. O médico ou enfermeira usa um estetoscópio para ouvir o bombeamento de sangue através dessa artéria. Quando o médico ou enfermeira ouve o primeiro som de bombeamento, o número no medidor é a pressão sistólica. Quando o som para, o número é a pressão diastólica.
Em geral, um profissional da saúde precisa tomar três leituras da pressão arterial anormal separadamente, realizadas pelo menos com o intervalo de uma semana, a fim de fazer um diagnóstico da hipertensão.
Diretrizes para a medição da pressão arterial
As leituras de pressão arterial podem ser imprecisas, caso o medidor não se encaixe corretamente ou se o paciente acabou de se exercitar. Além disso, alguns tipos de bebidas podem afetar as leituras. As seguintes diretrizes, definidas pelo Instituto Nacional de Coração, Pulmões e Sangue (EUA), podem ajudar a melhorar a precisão de sua medição da pressão arterial:
Hipertensão do avental branco
O termo "hipertensão do avental branco" refere-se a quando a pressão arterial de uma pessoa sobe na presença de um médico ou profissional de saúde e, em seguida, retorna ao normal em casa. O fenômeno é bastante incomum. Para avaliar se uma pessoa realmente tem hipertensão do avental branco, o médico pode pedir a um paciente que monitore sua pressão arterial em casa ou use um monitor ambulatorial da pressão arterial. Em muitos casos, as pessoas que acreditam que só têm hipertensão do avental branco também têm hipertensão outras vezes longe do consultório.
![]() |
|