Diabetes insípido
Definição
Diabetes insípido é uma doença na qual os rins são incapazes de prevenir a excreção de água.
Nomes alternativos
Diabetes insipidus
Causas
Os rins filtram o sangue continuamente. Normalmente, a maior parte da água é reabsorvida, e apenas uma pequena quantidade é excretada pela urina. DI ocorre quando os rins não conseguem concentrar a urina normalmente e uma grande quantidade de urina diluída é excretada.
A quantidade de água excretada na urina é controlada pelo hormônio antidiurético (ADH). O ADH, também chamado de vasopressina, é produzido em uma parte do cérebro chamada hipotálamo. O hormônio é então armazenado e liberado pela glândula pituitária (ou hipófise), uma pequena glândula localizada logo abaixo da base do cérebro.
O DI causado por falta de ADH é chamado de diabetes insípido central. Quando o DI é causado por uma falha dos rins em responder ao ADH, a condição é chamada de diabetes insípido nefrogênico.
O diabetes insípido central pode ser causado por dano ao hipotálamo ou glândula pituitária como consequência de:
- Condições genéticas
- Lesões na cabeça
- Infecção
- Doenças autoimunes que causam dano às células produtoras de ADH
- Suprimento de sangue insuficiente à glândula pituitária
- Cirurgia
- Tumores da pituitária ou adjacentes
O DI nefrogênico resulta de um problema nos rins, resultando em resposta inadequada ao ADH. Assim como o DI central, o DI nefrogênico é raro. Causas de DI nefrogênico incluem:
- Alguns medicamentos, como lítio
- Altos níveis de cálcio no sangue (hipercalcemia)
- Doença renal, como doença do rim policístico
Sintomas
Sintomas incluem:
- Sede em excesso, podendo ser intensa ou incontrolável, geralmente com necessidade de beber água em grande quantidade para saciar a sede ou de água gelada
- Volume excessivo de urina
- Frequência de micção aumentada, frequentemente com necessidade de urinar a cada hora, durante o dia e a noite
Sinais e exames
Seu médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre os seus sintomas e histórico médico.
Exames complementares que podem ser solicitados incluem:
- Dosagem de sódio no sangue e osmolalidade
- Teste com desmopressina (DDAVP)
- Ressonância magnética da cabeça
- Urina tipo I
- Concentração da urina e osmolalidade
- Débito urinário
Tratamento
A causa da doença subjacente deve ser tratada quando possível.
O diabetes insípido central pode ser controlado com vasopressina (desmopressina, DDAVP). A vasopressina é administrada como spray nasal ou comprimidos.
Se o DI nefrogênico for causado por medicamento (por exemplo, lítio), parar a medicação pode ajudar a recuperar a função renal normal. Contudo, após muitos anos de uso de lítio, o DI nefrogênico pode ser permanente.
O DI nefrogênico hereditário e o DI nefrogênico induzido por lítio são tratados tomando líquido suficiente para tornar a produção de urina compatível e com medicamentos que diminuem a produção de urina. Medicamentos usados para tratar o DI nefrogênico incluem anti-inflamatórios e diuréticos.
Expectativas (prognóstico)
O resultado depende da doença subjacente. Se tratado, o diabetes insípido não causa problemas graves nem reduz a expectativa de vida.
Complicações
Se os mecanismos de sede estiverem normais e você beber líquido suficiente, não há efeitos significativos sobre os líquidos corporais ou equilíbrio de sal.
Não beber líquido suficiente pode levar a desequilíbrio eletrolítico e desidratação, condições que podem ser graves.
Se o DI é tratado com vasopressina mas o controle da sede não é normal, beber líquidos em excesso pode causar desequilíbrio eletrolítico particularmente nocivo.
Quando contatar um profissional de saúde
Consulte o seu médico se desenvolver sintomas de diabetes insípido.
Se tiver diabetes insípido, entre em contato com seu médico em caso de retorno da micção frequente ou sede extrema.
Referências
Hannon MJ, Thompson CJ. Vasopressin, diabetes insipidus, and the syndrome of inappropriate antidiuresis. In: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinology: Adult and Pediatric. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 18.
Verbalis JG. Disorders of water balance. In: Skorecki K, Chertow GM, Marsden PA, Taal MW, Yu ASL, eds. Brenner and Rector's The Kidney. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 16.
Data da revisão:
4/15/2017
Revisão feita por:
Robert Hurd, MD, Professor of Endocrinology and Health Care Ethics, Xavier University, Cincinnati, OH. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.
© 1997-
A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997-

Todos os direitos reservados