Hipertensão: Uma história real

Hal W. tem 68 anos e sofre de hipertensão há 20 anos. Ele ficou feliz em responder as seguintes perguntas sobre como controla sua doença e o impacto que teve em sua vida.

Como você se sentiu quando foi diagnosticado pela primeira vez?

Bem, minha mãe faleceu em decorrência de complicações devido à hipertensão. Naquela época, no início dos anos 1950, não se sabia muito sobre a hipertensão e não havia tantos medicamentos quanto hoje. Então, quando fui me consultar com um médico e soube pela primeira vez que tinha pressão alta, estava muito preocupado. Realmente não sabia tanto sobre isso. Eu sabia que eu não queria ter um acidente vascular cerebral ou um ataque cardíaco, e eu sabia que estes eram fortemente relacionados com a hipertensão.

No entanto, assim que minhas medicações foram prescritas e precisei conversar com meus médicos, senti-me confiante e não me preocupei mais com isso.

Que medicações tomou e como elas o ajudaram?

Tomei um betabloqueador e um bloqueador de canais de cálcio. Não tive nenhuma complicação com essas medicações e estou muito feliz com os resultados. São os medicamentos originais que me foram prescritos desde que recebi meu diagnóstico, e continuam a funcionar de forma eficaz. Não tenho nenhum problema com qualquer tipo de efeitos colaterais.

Qual é sua leitura de pressão arterial e como monitora sua hipertensão?

Minha hipertensão está primariamente na faixa de 145-160/ 60-70. Minha esposa e eu compramos um estetoscópio e medidor de pressão arterial e verificamos periodicamente para nos certificar de que estou no caminho certo e continuo a obter bons resultados. Além disso, certifico-me de fazer check-ups frequentes e monitorar minha ingestão de sal.

Que tipo de apoio obtém?

A coisa mais desafiadora sobre ter hipertensão é tomar minhas medicações fielmente. Minha família me apoia muito, e isso não tem impacto sobre como fazemos as coisas do dia a dia. Minha esposa está muito bem me ajudando periodicamente a monitorar minha pressão arterial, certificando-se de que como as coisas certas e estou tomando minhas medicações. Também faço parte de um programa em meu hospital local que me ajuda também. É um programa cardiovascular: eles monitoram minha pressão, temos um período de exercícios e isso ajuda bastante.

Que desafios de perda de peso você encontrou?

Bem, estou acima do peso. Fiz uma dieta líquida no início, em que não mastigava nada por 17 semanas. Embora tenha perdido 43 kg e os medicamentos não foram necessários, logo que comecei a comer regularmente outra vez, recuperei aquele peso novamente. Em geral, sinto que foi uma má escolha. Atualmente me exercito regularmente e fico atento a meu consumo total de alimentos. Eu também presto mais atenção aos rótulos nutricionais, teor de sódio, calorias, alimentos gordurosos, gorduras saturadas e uso mais produtos orgânicos.

Que tipos de alimentos evita?

Trabalhando com meu nutricionista, planejamos as coisas que são melhores para mim. Não uso manteiga em absoluto (quando posso, substituo por geleia). Uma vez que o queijo é muito rico em gordura, encontrei um queijo de arroz que substituo e tem um gosto muito bom. Tento evitar carnes gordas e fico atento à quantidade de carne que consumo. Sempre mantenho o foco no preparo dos alimentos.

Quando minha esposa e eu fazemos compras, prestamos atenção aos valores nutricionais das coisas. Fazemos um esforço extra para comprar carnes magras e evitar itens que são ricos em carboidratos.

Quais os alimentos favoritos que você teve que desistir e como você precisou alterar o que come normalmente?

Simplesmente não como tanto ou com tanta frequência. Na realidade, não precisei abrir mão completamente de nada, mas preciso monitorar com que frequência posso desfrutar de certos favoritos. Amo castanhas, amendoins e pistaches, mas não fico sem eles para sempre, apenas os consumo de vez em quando. Controlar as massas, essa é outra categoria de alimentos para a qual preciso estar atento. É difícil, mas não impossível. As porções são a principal preocupação para mim. Tomo cuidado com o quanto como e com que frequência como, então não preciso evitar ou abrir mão realmente de nada.

Como sair para comer mudou para você desde que foi informado de que tinha hipertensão?

Basicamente evitamos restaurantes "fast food". Não saímos para comer frequentemente... talvez duas a três vezes por mês. É uma indulgência. Então, quando faço, não controlo o que como tanto. Embora não peça um bife de 1,5 kg, peço porções conservadoras dos meus favoritos. Ou levo um pouco para casa para uma refeição em outra ocasião.

Quais os exercícios que você faz e com qual frequência?

Caminhar é meu exercício favorito. Tento caminhar por 20-25 minutos diariamente. Compramos uma esteira para usar em casa e acho que é fácil usar. Às vezes, em vez de me sentar enquanto assisto televisão, faço uma caminhada na esteira. Isso impede que a atividade seja monótona e ajuda a torná-la divertida.

A dieta DASH

Hal controla sua hipertensão com medicação e exercícios, e monitora sua pressão arterial em casa e também se alimenta bem.

 


Data da revisão: 6/8/2011
Revisão feita por: Steven Kang, MD, Division of Cardiac Pacing and Electrophysiology, East Bay Arrhythmia, Cardiovascular Consultants Medical Group, Oakland, CA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados