Hipoparatireoidismo
Definição
Hipoparatireoidismo é um distúrbio no qual as glândulas paratireoides no pescoço não produzem hormônio da paratireoide (PTH) suficiente.
Nomes alternativos
Hipocalcemia relacionada à paratireoide
Causas
Há 4 glândulas paratireoides no pescoço, adjacentes ou situadas atrás da tireoide.
As glândulas paratireoides ajudam a controlar o uso e retirada do cálcio do corpo, através do hormônio da paratireoide (PTH). O PTH ajuda a controlar os níveis de cálcio, fósforo e vitamina D no sangue e nos ossos.
O hipoparatireoidismo ocorre quando as glândulas produzem PTH em quantidade insuficiente. Os níveis de cálcio no sangue caem e os níveis de fósforo sobem.
A causa mais comum de hipoparatireoidismo é lesão nas glândulas paratireoides durante uma cirurgia de tireoide ou no pescoço. Outras causas incluem:
- Tratamento com iodo radioativo para hipertireoidismo
- Níveis muito baixos de magnésio no sangue
- Doença autoimune com comprometimento das paratireoides
A síndrome de DiGeorge é uma doença que ocorre em bebês na qual o hipoparatireoidismo ocorre porque todas as glândulas paratireoides estão ausentes. Além do hipoparatireoidismo, a síndrome de DiGeorge inclui outros problemas de saúde associados.
O hipoparatireoidismo familiar ocorre com outras doenças endócrinas, como insuficiência adrenal, em uma síndrome chamada síndrome autoimune poliglandular tipo I (PGA I).
Sintomas
Sintomas incluem:
- Dor abdominal
- Unhas frágeis
- Catarata
- Depósitos de cálcio em alguns tecidos
- Diminuição do nível de consciência
- Cabelos secos
- Pele seca e escamada
- Cãibras musculares
- Espasmos musculares chamados tetania (podem afetar a laringe, provocando dificuldade respiratória)
- Dor na face, pernas e pés
- Menstruação dolorida
- Convulsões
- Retardo do nascimento ou dentes ou ausência de dentição
- Formigamento nos lábios, dedos das mãos e dos pés
- Esmalte dos dentes fraco (em crianças)
Sinais e testes
O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre os sintomas.
Exames complementares podem incluir:
- Dosagem do PTH
- Cálcio
- Magnésio
- Urina de 24 horas
Outros testes que podem ser solicitados incluem:
- Eletrocardiograma para avaliação do ritmo cardíaco
- Tomografia computadorizada para avaliação de depósitos de cálcio no cérebro
Tratamento
O objetivo do tratamento é melhorar os sintomas e restaurar o equilíbrio de cálcio e mineral no corpo.
O tratamento envolve suplementos de carbonato de cálcio e vitamina D, que geralmente devem ser tomados a vida toda. Os níveis no sangue são medidos regularmente para confirmar se a dose está correta. É recomendada uma dieta com alto teor de cálcio e baixo de fósforo.
Pacientes podem apresentar ataques com risco de morte. Nesses ataques há níveis baixos de cálcio ou contrações musculares prolongadas. O tratamento geralmente envolve cálcio por via intravenosa (IV). Precauções são tomadas para evitar convulsões ou espasmos na laringe. O ritmo anormal do coração é monitorado até a pessoa se estabilizar. Quando o ataque de alto risco tiver sido controlado, o tratamento continua com remédio tomado por via oral.
Expectativas (prognóstico)
O prognóstico é geralmente bom se o diagnóstico for feito precocemente. Contudo, em crianças que não tiveram hipoparatireoidismo diagnosticado durante a fase de crescimento, as alterações nos dentes, catarata e calcificações no cérebro não podem ser revertidas.
Complicações
O hipoparatireoidismo em crianças pode levar a deficiência no crescimento, dentes anormais e desenvolvimento mental lento.
O tratamento com vitamina D e cálcio em dose excessiva pode causar hipercalcemia (alto nível de cálcio no sangue) e às vezes pode interferir na função renal, ou mesmo causar insuficiência renal.
O hipoparatireoidismo aumenta o risco de:
- Doença de Addison (apenas se a causa for autoimune)
- Catarata
- Doença de Parkinson
- Anemia perniciosa (apenas se a causa for autoimune)
Quando contatar um profissional de saúde
Consulte o seu médico se desenvolver quaisquer sintomas de hipoparatireoidismo.
Convulsões ou problemas respiratórios são uma emergência. Ligue para um número de emergência como 192 imediatamente.
Referências
Clarke BL, Brown EM, Collins MT, et al. Epidemiology and diagnosis of hypoparathyroidism. J Clin Endocrinol Metab. 2016;101(6):2284-2299. PMID: 26943720 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26943720.
Darr EA, Sritharan N, Pellitteri PK, Sofferman RA, Randolph GW. Management of parathyroid disorders. In: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Cummings Otolaryngology. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 124.
Thakker RV. The parathyroid glands, hypercalcemia and hypocalcemia. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 245.
Data da revisão:
5/2/2016
Revisão feita por:
Brent Wisse, MD, Associate Professor of Medicine, Division of Metabolism, Endocrinology & Nutrition, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.
© 1997-
A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997-

Todos os direitos reservados