Alívio da dor - acupuntura

A acupuntura é um tratamento baseado na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que existe há milhares de anos.

A acupuntura ganhou a atenção do público norte-americano após a viagem do presidente Nixon à China em 1972. Viajando com Nixon estava um repórter do New York Times, James Reston, que recebeu a acupuntura na China depois de passar por uma cirurgia para retirada do apêndice de emergência. Ele ficou tão impressionado com a capacidade do procedimento de aliviar a dor no pós-operatório que escreveu sobre sua experiência ao retornar aos Estados Unidos.

A acupuntura foi reconhecida formalmente como parte da gama de opções de cura da medicina tradicional em 1997, quando os National Institutes of Health (Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos) emitiram uma declaração documentando sua segurança e eficácia para uma série de condições de saúde. No entanto, pesquisas comparando a eficácia da acupuntura com outros tratamentos – incluindo fisioterapia, massagem terapêutica e tratamento médico padrão – não mostraram um benefício claro.

Como a acupuntura funciona?


Os efeitos da acupuntura são complexos, e o modo como funciona não foi inteiramente esclarecido. A investigação sugere que a colocação de agulhas, e outras modalidades utilizadas na acupuntura, podem produzir seus efeitos complexos sobre uma ampla variedade de maneiras no cérebro e corpo. Por exemplo, existe a teoria de que as fibras nervosas estimuladas sinalizam à medula espinhal e ao cérebro para liberar certos hormônios responsáveis por nos fazer sentir melhor no geral e, mais especificamente, sentir menos dor. De fato, um estudo utilizando imagens do cérebro confirmou que a acupuntura aumenta o nosso limiar para dor, o que pode explicar sua capacidade de produzir alívio da dor no longo prazo.

Conforme explicado pela MTC, há um tipo de força vital ou energia, conhecida como qi, que flui através de caminhos de energia do corpo chamados de meridianos. Cada meridiano corresponde a um órgão específico ou a um grupo de órgãos, que regula as funções corporais particulares. Acredita-se que um bom fluxo de qi é importante para a saúde. Um desequilíbrio de qi (fluxo em excesso, insuficiente ou bloqueado) resulta em doença. Na acupuntura, as agulhas são inseridas em pontos ao longo dos meridianos para restaurar o equilíbrio do qi. Os pontos de acupuntura, e os locais específicos em que as agulhas são inseridas, são locais onde o caminho de energia está perto da superfície da pele.

O que faz um acupunturista?


Além de fazer perguntas, o acupunturista pode querer tomar seu pulso em vários pontos ao longo do punho e examinar sua língua para observar sua forma, cor e revestimento. O acupunturista também pode observar a cor e textura de sua pele, sua postura e outras características físicas que oferecem pistas em relação a sua saúde.

O acupunturista, em seguida, pede que você se deite em uma mesa de exame acolchoada e insere as agulhas, girando ou balançando suavemente cada vez que elas entram. Você não sentirá as agulhas, ou você poderá sentir um puxão ou uma pontada rápida de dor que desaparece logo que a agulha esteja completamente inserida. Uma vez que as agulhas estão posicionadas, você descansa por 15 a 60 minutos. Durante esse tempo, você provavelmente vai se sentir relaxado e sonolento e pode até cochilar. No fim da sessão, o acupunturista, rapidamente e sem causar dor, retira as agulhas.

Quantos tratamentos preciso?


Para dor nas costas crônica, pode ser recomendado um ou dois tratamentos por semana, durante 1 a 2 meses.

Para que a acupuntura é boa?


Descobriu-se que acupuntura ajuda alguns pacientes com dor lombar crônica.

É possível combinar com segurança acupuntura com medicamentos e outros tratamentos convencionais, mas é importante que seu médico de atendimento primário esteja atento e monitore como seu tratamento com acupuntura pode estar afetando suas terapias convencionais.

Alguém deveria evitar a acupuntura?


Alguns médicos e profissionais podem evitar o tratamento durante a gravidez. Entretanto, se você foi examinada por um médico antes de sua gravidez, é geralmente seguro continuar a receber o tratamento desse profissional durante a gravidez.

Devo tomar cuidado com alguma coisa?


Certifique-se que seu acupunturista utiliza apenas agulhas descartáveis. Além disso, se seu acupunturista está qualificado para prescrever ervas e achar que você deve tomá-las como parte do seu tratamento, em primeiro lugar discuta este assunto com seu médico. As ervas são substâncias potentes que podem ser prejudiciais se você sofre de determinadas doenças. Elas também podem interagir com os medicamentos que você pode estar recebendo, causando efeitos colaterais.

Meu convênio médico cobre os tratamentos de acupuntura?


Um número crescente de seguradoras e planos de saúde cobrem atualmente a totalidade ou parte do custo dos tratamentos de acupuntura, mas essas empresas podem ter restrições sobre os tipos de doenças dentro de sua cobertura. Verifique com sua seguradora para ver o que sua apólice oferece.

 


Data da revisão: 6/29/2011
Revisão feita por: Andrew W. Piasecki, MD, Camden Bone and Joint, LLC, Orthopaedic Surgery/Sports Medicine, Camden, SC. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados