Alívio da dor - terapia quiropráxica |
|
A quiropraxia é um método de diagnóstico e tratamento de doenças que afetam os nervos, músculos, ossos e articulações do corpo. Daniel David Palmer fundou a quiropraxia em 1895. Palmer era um curandeiro autodidata que estudava a estrutura da coluna vertebral e técnicas manipulativas, quando curou um homem de surdez e dor aguda nas costas através do realinhamento de uma vértebra deslocada em suas costas. Este e outros sucessos levaram Palmer a acreditar que a maioria das doenças era resultado da transmissão nervosa anormal causada por "subluxação vertebral" (ou seja, o desalinhamento da coluna).
Embora as práticas de quiropraxia mais contemporâneas introduziram terapias adicionais, a manipulação da coluna continua a ser a essência da quiropraxia. Hoje, a quiropraxia é a terceira maior profissão de saúde independente do mundo ocidental, e os Estados Unidos isoladamente contam com 52.000 quiropráticos licenciados que juntos atendem a 20 milhões de pacientes por ano.
O que acontece durante uma visita a um quiroprático?
A primeira visita normalmente dura cerca de uma hora. O quiroprático toma um histórico completo de saúde, incluindo:
Durante um exame físico, o quiroprático também testa a extensão da mobilidade da coluna vertebral e pode realizar vários testes de diagnóstico, tais como pressão arterial e raios-X, para excluir outras doenças. O tratamento geralmente inicia na primeira ou segunda sessão. Os pacientes normalmente se deitam em uma superfície especialmente projetada, onde o quiroprático executa as manipulações da coluna vertebral.
A manobra mais comum é a manipulação manual, que envolve o movimento da articulação selecionada até a extremidade do seu intervalo, seguido por um impulso de força reduzida. O quiroprático pode, contudo, recorrer a outros tratamentos, incluindo massagens e terapias de tecidos moles. Algumas pessoas sentem pequenas dores, rigidez e cansaço durante alguns dias após a manipulação, enquanto seu corpo se ajusta ao novo alinhamento.
Quantos tratamentos serão necessários?
Normalmente é necessário mais que uma sessão para corrigir um problema; o ciclo típico do tratamento dura várias semanas. O quiroprático pode sugerir duas ou três sessões por semana (durando apenas cerca de 10 a 20 minutos), e, então, reduzir a frequência das sessões semanais, uma vez a condição a ser tratada melhore. Paciente e quiroprático, juntos, avaliam a eficácia do tratamento com base nos objetivos discutidos na primeira sessão.
Que problemas são tratados eficazmente com a quiropraxia?
A quiropraxia tem se mostrado eficaz para a dor nas costas subaguda e surtos de dor lombar crônica. Também é eficaz para dor do pescoço. A manipulação de articulações e tecidos moles do corpo também pode ser útil para a dor de outras condições, tais como ombro congelado, cotovelo de tenista e outras lesões esportivas, bem como a síndrome do túnel do carpo.
Que não deve ser tratado com quiropraxia?
Indivíduos com fraturas ósseas ou tumores, artrite aguda, infecções ósseas ou articulares ou osteoporose avançada devem evitar a terapia de quiropraxia em áreas afetadas por qualquer uma dessas condições.
Os pacientes também devem informar o seu quiroprático sobre quaisquer deficiências físicas que portam ou se estão tendo sintomas de dormência, formigamento, fraqueza ou outros problemas neurológicos.
Em casos extremamente raros, a manipulação do pescoço danificou os vasos sanguíneos ou causou acidentes vasculares cerebrais. No entanto, o processo de seleção foi criado para detectar pessoas com alto risco para esses problemas bem como evitar a manipulação do pescoço.
![]() |