Depois de ter passado pelos estágios iniciais de dor nas costas, aprender exercícios para tornar suas costas mais fortes e flexíveis pode ajudá-lo a evitar a dor novamente. Converse com seu médico e fisioterapeuta sobre quando é seguro começar o treinamento de força e alongamento. Quando receber sinal verde, experimente os seguintes exercícios pelo menos três vezes por semana. Sempre consulte seu médico ou fisioterapeuta antes de iniciar uma rotina de exercícios.
Abdominais parciais
- Deite no chão com as costas retas. Dobre os joelhos. Cruze as mãos sobre o tórax.
- Eleve os ombros 7 a 15 cm acima do chão. Expire ao subir (enquanto seus músculos abdominais estão contraídos).
- Inspire ao descer.
- Faça isso, pelo menos, de 8 a 10 vezes.
À medida que se fortalece, você pode aumentar gradualmente o número de repetições.
Inclinação pélvica
- Deite sobre as costas, dobre seus joelhos e mantenha os pés retos sobre o chão, elevando a pelve levemente.
- Pressione sua lombar de volta em direção ao solo. Aperte os músculos dos glúteos.
- Segure por um segundo e, em seguida, relaxe.
Com o tempo, você pode fazer esse exercício com maior dificuldade, segurando por 5 segundos ou mais. Colocar seus pés mais distantes de seu corpo também torna-o mais difícil.
Alongamento da lombar n° 1
- Deite sobre suas costas com os joelhos dobrados e as pernas unidas. Mantenha os braços ao lado do corpo.
- Gire os joelhos lentamente para um lado.
- Segure por 10 a 20 segundos. Repita do outro lado.
Alongamento da lombar n° 2
- Deite sobre as costas com os joelhos dobrados e os pés retos sobre o chão.
- Segure um joelho e traga-o devagar em direção ao tórax.
- Segure por 10 a 20 segundos. Repita com o outro joelho.
Alongamento da lombar n° 3
- Virado para o chão, sustente seu corpo com as mãos e joelhos.
- Levante e endireite sua mão direita e perna esquerda ao mesmo tempo. Contraia os músculos abdominais. Mantenha as costas retas.
- Segure por 3 segundos. Mude de lado e repita. Você pode fazer isso até 20 vezes de cada lado.
Data da revisão:
6/29/2011
Revisão feita por:
Andrew W. Piasecki, MD, Camden Bone and Joint, LLC, Orthopaedic Surgery/Sports Medicine, Camden, SC. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.

Health Content Provider
06/01/2025
A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American AccreditationHealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde). O programade reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificarse a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M.está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informaçõese serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a políticaeditorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundadorda Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação daSaúde na Internet) – www.hon.ch.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
2025 A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
2025

Todos os direitos reservados