Alívio da dor - massagem |
|
A massagem é uma terapia realizada com as mãos, em que os músculos e outros tecidos moles do corpo são manipulados para melhorar a saúde e o bem-estar. As variedades de massagem vão desde batidas e massagens suaves até técnicas manuais mais profundas. A massagem tem sido praticada como uma terapia de cura durante séculos em quase todas as culturas ao redor do mundo. Ajuda a aliviar a tensão muscular, reduzir o estresse e evocar sentimentos de calma.
Embora a massagem afete o corpo como um todo, ela influencia particularmente a atividade dos sistemas musculoesquelético (músculos, tendões, ligamentos e ossos), circulatório (circulação sanguínea), linfático (drenagem de resíduos) e nervoso.
Existem muitos tipos de massagem?
Há quase 100 técnicas de massagens e trabalho corporal diferentes. Cada técnica é exclusivamente projetada para alcançar um objetivo específico. Alguns tipos comuns que podem ajudar a sua dor nas costas incluem:
Como a massagem funciona?
Quando um profissional massageia o tecido mole, os sinais elétricos são transmitidos para a região local e para o corpo todo. Estes sinais ajudam a curar o músculo lesionado, estimulam a circulação, eliminam produtos residuais através do sistema linfático, aumentam a atividade do sistema imunológico, reduzem a dor e tensão e induzem a um efeito calmante. Também podem aumentar a sensação geral de bem-estar, estimulando a liberação de endorfinas (analgésicos naturais que melhoram o humor) e reduzindo os níveis de certos hormônios do estresse.
O que acontece durante uma sessão de massagem terapêutica?
Em sua primeira sessão de massagem terapêutica, você será perguntado sobre quaisquer sintomas que você possa ter (como dor lombar) e também sobre seu histórico médico. Os objetivos da sessão de massagem também poderão ser discutidos.
O terapeuta sai da sala enquanto você tira suas roupas e se deita na mesa de massagem. Um lençol é usado para se cobrir durante a sessão e é retirado apenas para expor a parte do corpo que está sendo trabalhada em determinado momento. Frequentemente se utiliza óleo de massagem ou loção para reduzir o atrito entre as mãos do terapeuta e sua pele. A sala é mantida aquecida e sem distrações. O terapeuta pode colocar música suave para tocar de fundo e frequentemente pergunta se está aplicando muita ou pouca pressão.
A maneira como um terapeuta massageia seu corpo depende do problema a ser tratado. Uma sessão de massagem pode durar de 15 a 90 minutos e pode incluir um cronograma de visitas de acompanhamento, dependendo da gravidade de sua situação.
Para que a massagem é boa?
Em geral, acredita-se que a massagem ofereça suporte à cura, aumente a energia, reduza o tempo de recuperação após uma lesão, alivie a dor e aumente o relaxamento, humor e bem-estar. É uma opção de tratamento que pode aliviar a dor lombar crônica.
Existem riscos associados com a massagem?
Em geral, a massagem é considerada relativamente segura. Dor ou outros efeitos secundários negativos raros são geralmente causados por uma técnica de massagem extremamente vigorosa.
As mulheres devem ser cautelosas para receber massagens durante a gravidez. Se estiver grávida, certifique-se de encontrar um terapeuta especificamente treinado para realizar massagens em mulheres grávidas.
Se tem diabetes, você deve verificar seu nível de açúcar no sangue após uma sessão de massagem, pois pode ficar muito baixo logo após um tratamento. Além disso, se tem diabetes e está recebendo massagem regularmente, você deve verificar o açúcar no sangue com frequência para avaliar quaisquer alterações com o passar do tempo.
Alguém deveria evitar a massagem?
A massagem deve ser evitada por pessoas com:
Se você tem câncer, deve verificar com seu médico antes de considerar a massagem, visto que não deve receber esses tratamentos em determinadas circunstâncias. Por exemplo, às vezes a massagem pode danificar o tecido, que fica frágil com quimioterapia ou radioterapia.
Pessoas com artrite reumatoide, bócio (um distúrbio da tiroide caracterizado por uma tireoide aumentada), eczema e outras lesões de pele não devem receber massagem terapêutica durante crises. Especialistas também aconselham que pessoas com osteoporose, febre alta, poucas plaquetas ou células brancas do sangue e problemas mentais, assim como aqueles recuperando-se de uma cirurgia, deveriam evitar massagens em geral.
Além disso, certifique-se de informar seu terapeuta sobre quaisquer medicamentos que estiver tomando, visto que o tratamento pode influenciar na absorção ou atividade dos medicamentos orais e tópicos.
![]() |