Como evitar a dor na coluna lombar

Se seu trabalho envolve trabalho pesado, sentar-se diante do computador por longos períodos ou dirigir por grandes distâncias, você corre risco de ter dor nas costas. Adote as seguintes medidas e você poderá estar menos propenso a desenvolver problemas nas costas.

  1. Conserve uma boa postura sempre. Isso é importante quando está de pé ou sentado, porque os músculos em suas costas e os ossos da coluna estão sempre trabalhando para manter seu corpo ereto.
  2. Tome cuidado ao levantar. Veja: Dicas sobre como levantar e curvar-se.
  3. Faça exercícios regularmente. Lembre-se que encontrar o equilíbrio certo é importante. Encontrar o equilíbrio também significa fazer exercícios que não forcem suas costas, como natação, caminhadas e ciclismo com o ajuste adequado do banco. Sempre inclua um aquecimento, alongamento das costas e arrefecimento.
  4. Reduza o peso. Levar quilos extras, especialmente em volta da cintura, força ainda mais sua coluna.
  5. Pare de fumar. Os cigarros oferecem risco maior de problemas nas costas. Isso porque o tabaco causa má circulação sanguínea ou pode ser porque, quando fuma, você apresenta maior probabilidade de ter outros maus hábitos, como não se exercitar.
  6. Durma bem. Isso quer dizer dormir de lado, não de bruços, em um colchão firme. Se você se sente confortável apenas dormindo de barriga para cima, use um travesseiro debaixo dos joelhos como suporte.
  7. Aprenda a relaxar. O estresse e a infelicidade em casa ou no trabalho aumentam a probabilidade de desenvolver dor nas costas. Portanto, é importante praticar alguma forma de relaxamento regularmente. Escute música relaxante, medite ou pratique tai chi. Veja: Reduzir o estresse pode ajudar.
  8. Considere usar uma cinta de apoio lombar. Às vezes, se você teve dor nas costas relacionada com seu trabalho, ajuda usar uma cinta de suporte enquanto está erguendo ou realizando atividades que resultam em dor nas costas. Estudos sobre o assunto ainda são controversos, o que significa que funciona para alguns e não funciona para outros. Converse com o seu médico para saber se a cinta é adequada para você. Se fizer alongamento regular e trabalho de fortalecimento e não sentiu dor nas costas por um longo período, provavelmente não é necessário usar uma cinta.

 


Data da revisão: 6/29/2011
Revisão feita por: Andrew W. Piasecki, MD, Camden Bone and Joint, LLC, Orthopaedic Surgery/Sports Medicine, Camden, SC. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados