Desnutrição
Nutrição - inadequadaA desnutrição é uma condição que ocorre quando o corpo não recebe quantidade suficiente de nutrientes.
Causas
Existem vários tipos de desnutrição, com causas diferentes. Ela pode resultar de:
- Dieta inadequada
- Fome devido à indisponibilidade de alimentos
- Distúrbios alimentares
- Problemas de digestão ou absorção de nutrientes
- Determinados problemas médicos que dificultam a alimentação
A desnutrição pode ocorrer até pela falta de apenas uma vitamina na dieta. A falta de uma vitamina ou nutriente é denominada deficiência.
Em alguns casos, a desnutrição é muito leve e não apresenta sintomas. No entanto, outras vezes, pode ser tão grave que os danos ao corpo são permanentes, mesmo sobrevivendo ao problema.
Pobreza, desastres naturais, problemas políticos e guerras contribuem para desnutrição e fome, e não apenas em países em desenvolvimento.
Algumas condições relacionadas à desnutrição incluem:
-
Má absorção
Má absorção
Má absorção é a dificuldade de absorver nutrientes dos alimentos.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Fome
- Beribéri
-
Compulsão alimentar
Compulsão alimentar
Compulsão alimentar é um distúrbio alimentar em que a pessoa come regularmente uma grande quantidade de comida. Durante um episódio de compulsão ali...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos - Deficiência - vitamina A
- Deficiência - vitamina B1 (tiamina)
- Deficiência - vitamina B2 (riboflavina)
- Deficiência - vitamina B6 (piridoxina)
- Deficiência - vitamina B9 (folacina)
- Deficiência - vitamina E
- Deficiência - vitamina K
-
Distúrbios alimentares
Distúrbios alimentares
A bulimia é um distúrbio alimentar no qual a pessoa tem episódios regulares de ingestão exagerada de alimentos, com sentimento de perda de controle d...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Porções recomendadas
- Kwashiorkor
- Anemia megaloblástica
- Pelagra
-
Raquitismo
Raquitismo
Raquitismo é um distúrbio causado pela falta de vitamina D, cálcio ou fosfato. Ele causa o amolecimento e o enfraquecimento dos ossos.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Escorbuto
-
Espinha bífida
Espinha bífida
A mielomeningocele é um defeito congênito em que a coluna vertebral (espinha dorsal) e o canal espinhal (ou medular) não se fecham antes do nasciment...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos
A desnutrição é um problema importante em todo o mundo, especialmente entre crianças. A desnutrição é especialmente prejudicial para as crianças porque ela afeta o desenvolvimento do cérebro e o crescimento. As crianças que sofrem de desnutrição podem ter problemas permanentes.
Sintomas
Os sintomas variam e dependem do que está causando a desnutrição. Sintomas gerais incluem cansaço, tontura e perda de peso.
Sinais e exames
Os exames dependem do distúrbio específico. A maioria dos exames de diagnóstico inclui avaliação nutricional e exame de sangue.
Tratamento
O tratamento geralmente consiste em:
- Repor os nutrientes que faltam
- Tratar os sintomas quando necessário
- Tratar qualquer problema médico subjacente
Expectativas (prognóstico)
O prognóstico depende da causa da desnutrição. A maioria das deficiências nutricionais pode ser corrigida. No entanto, se a desnutrição for causada por um problema médico, ele precisa ser tratado para reverter a deficiência nutricional.
Complicações
Se não for tratada, a desnutrição pode levar à incapacidade mental ou física, à enfermidade e possivelmente à morte.
Quando contatar um profissional de saúde
Converse sobre o risco de desnutrição com o médico. O tratamento é necessário se você ou seu filho apresentam qualquer alteração na capacidade funcional do corpo. Entre em contato com o seu médico se apresentar os seguintes sintomas:
- Desmaio
- Ausência de menstruação
- Atraso do crescimento nas crianças
- Perda de cabelo acelerada
Prevenção
Ter uma alimentação bem balanceada ajuda a prevenir a maioria das formas de desnutrição.
Referências
Ashworth A. Nutrition, food security, and health. In: Kliegman RM, Stanton BF, St Geme JW, Schor MF. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier;2016:chap 46.
Becker JP, Carney LN, Corkins MR, et al. Consensus statement of the Academy of Nutrition and Dietetics/American Society for Parenteral and Enteral Nutrition: indicators recommended for the identification and documentation of pediatric malnutrition (undernutrition). J Acad Nutr Diet. 2014;114(12):1988-2000. PMID: 2548748 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25458748.
Manary MJ, Trehan I. Protein-energy malnutrition. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 215.
-
Porções recomendadas - Ilustração
O novo guia de alimentação do Departamento de Agricultura norte-americano, chamado MyPlate, estimula os consumidores a fazer escolhas alimentares mais saudáveis. O guia incentiva a comer menos e evitar porções grandes. Metade do seu prato deve ser preenchido com frutas e vegetais. Pelo menos metade dos grãos devem ser cereais integrais. Você também deve mudar para o leite desnatado ou semidesnatado.
Porções recomendadas
Ilustração
-
Porções recomendadas - Ilustração
O novo guia de alimentação do Departamento de Agricultura norte-americano, chamado MyPlate, estimula os consumidores a fazer escolhas alimentares mais saudáveis. O guia incentiva a comer menos e evitar porções grandes. Metade do seu prato deve ser preenchido com frutas e vegetais. Pelo menos metade dos grãos devem ser cereais integrais. Você também deve mudar para o leite desnatado ou semidesnatado.
Porções recomendadas
Ilustração
Data da revisão: 5/14/2017
Revisão feita por: Linda J. Vorvick, MD, Clinical Associate Professor, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.