Etapa 2: Conheça a anatomia da sua coluna
Next Page

Antes de discutirmos as causas da dor na coluna lombar, será útil entender os ossos, os nervos e os músculos dentro e em volta da sua coluna. Uma função anormal das vértebras, dos discos, dos ligamentos, dos músculos e dos nervos saindo da coluna podem causar dor.

A coluna vertebral


A coluna vertebral (espinha) é uma coluna de ossos pequenos, chamados de vértebras, que percorrem pelo centro das suas costas. As vértebras suportam o seu tronco e membros superiores e protegem os nervos que conectam o cérebro ao resto do seu corpo. Este feixe de nervos é chamado de medula espinhal. A coluna espinhal é agrupada em cinco seções diferentes:

  • Coluna cervical: estas 7 vértebras suportam o pescoço.
  • Coluna torácica: estas 12 vértebras estão ligadas às costelas do peito.
  • Coluna lombar: estas 5 vértebras são os ossos mais baixos e maiores da coluna espinhal.
  • O sacro, um osso com formato de escudo, conecta a sua coluna à sua pélvis.
  • O cóccix fica no final. Ele consiste de vértebras pequenas fundidas.

As vértebras lombares suportam o maior peso e estresse do seu corpo do que qualquer parte da sua coluna. Por isso, esta região (a coluna lombar) é a mais suscetível a sofrer lesões.

Cada vértebra é chamada por uma letra e um número específicos. A letra é a região (C = cervical, T = torácica e L = lombar) e o número especifica a vértebra dentro daquela região. Por exemplo, C4 é o quarto osso da região do pescoço e T8 é a oitava vértebra torácica.

Se você tatear ao longo da sua espinha, você está tocando saliências ósseas ao longo da parte posterior das vértebras. Estas saliências são chamadas de processos espinhosos. O seu médico conta tais processos espinhosos (C1 a C7, T1 a T12 e L1 a L5) para dizer de onde sua dor e lesão podem ser provenientes. Exames por imagem, como um raio X ou ressonância magnética, podem ser usados para apontar o local e a causa com mais certeza.

Por exemplo, você pode ouvir o seu médico dizer após o exame que "a sua dor está entre a L3 e a L5". Após uma ressonância magnética, o médico pode indicar o local preciso e a natureza do problema. Por exemplo, "você tem uma hérnia de disco ente a L4 e a L5".

Os discos


Entre cada vértebra tem um disco que amortece e as protege. O exterior do disco, chamado de anel fibroso, é em grande parte feito de cartilagem. O interior do disco, chamado de núcleo pulposo, é uma substância gelatinosa que contém uma grande quantidade de água.

Estruturas envolvente


As vértebras e discos das costas são cercados por vários músculos (chamados músculos paraespinhais) e ligamentos. Eles oferecem força e apoio para os movimentos, inclusive levantamento e flexão. Eles são frequentemente referidos como tecidos moles porque não são duros, como o osso.

Os músculos abdominais e torácicos também apoiam as costas. Quando esses músculos são fortes e bem condicionados, eles ajudam a reduzir o estresse na sua coluna lombar por redistribuição do peso.

A maioria das pessoas temem ter machucado a espinha ou disco quando sentem dor na coluna. Isso é muito menos comum do que sobrecarregar os seus músculos paraespinhais ou outros tecidos moles envolventes.



PeleSuperficialMeioProfunda
A coluna vertebral está cercada por um número surpreendente de ligamentos e músculos em diferentes níveis. Eles dão à espinha uma grande força. Clique nos botões acima para ver as diferentes camadas de músculos, tendões, ligamentos e ossos da coluna.

 

Next Page

Data da revisão: 6/29/2011
Revisão feita por: Andrew W. Piasecki, MD, Camden Bone and Joint, LLC, Orthopaedic Surgery/Sports Medicine, Camden, SC. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.

© 1997- A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados