Etapa 2: Conheça a anatomia da sua coluna |
|
Antes de discutirmos as causas da dor na coluna lombar, será útil entender os ossos, os nervos e os músculos dentro e em volta da sua coluna. Uma função anormal das vértebras, dos discos, dos ligamentos, dos músculos e dos nervos saindo da coluna podem causar dor.
A coluna vertebral
A coluna vertebral (espinha) é uma coluna de ossos pequenos, chamados de vértebras, que percorrem pelo centro das suas costas. As vértebras suportam o seu tronco e membros superiores e protegem os nervos que conectam o cérebro ao resto do seu corpo. Este feixe de nervos é chamado de medula espinhal. A coluna espinhal é agrupada em cinco seções diferentes:
As vértebras lombares suportam o maior peso e estresse do seu corpo do que qualquer parte da sua coluna. Por isso, esta região (a coluna lombar) é a mais suscetível a sofrer lesões.
Cada vértebra é chamada por uma letra e um número específicos. A letra é a região (C = cervical, T = torácica e L = lombar) e o número especifica a vértebra dentro daquela região. Por exemplo, C4 é o quarto osso da região do pescoço e T8 é a oitava vértebra torácica.
Se você tatear ao longo da sua espinha, você está tocando saliências ósseas ao longo da parte posterior das vértebras. Estas saliências são chamadas de processos espinhosos. O seu médico conta tais processos espinhosos (C1 a C7, T1 a T12 e L1 a L5) para dizer de onde sua dor e lesão podem ser provenientes. Exames por imagem, como um raio X ou ressonância magnética, podem ser usados para apontar o local e a causa com mais certeza.
Por exemplo, você pode ouvir o seu médico dizer após o exame que "a sua dor está entre a L3 e a L5". Após uma ressonância magnética, o médico pode indicar o local preciso e a natureza do problema. Por exemplo, "você tem uma hérnia de disco ente a L4 e a L5".
Os discos
Entre cada vértebra tem um disco que amortece e as protege. O exterior do disco, chamado de anel fibroso, é em grande parte feito de cartilagem. O interior do disco, chamado de núcleo pulposo, é uma substância gelatinosa que contém uma grande quantidade de água.
Estruturas envolvente
As vértebras e discos das costas são cercados por vários músculos (chamados músculos paraespinhais) e ligamentos. Eles oferecem força e apoio para os movimentos, inclusive levantamento e flexão. Eles são frequentemente referidos como tecidos moles porque não são duros, como o osso.
Os músculos abdominais e torácicos também apoiam as costas. Quando esses músculos são fortes e bem condicionados, eles ajudam a reduzir o estresse na sua coluna lombar por redistribuição do peso.
A maioria das pessoas temem ter machucado a espinha ou disco quando sentem dor na coluna. Isso é muito menos comum do que sobrecarregar os seus músculos paraespinhais ou outros tecidos moles envolventes.
A coluna vertebral está cercada por um número surpreendente de ligamentos e músculos em diferentes níveis. Eles dão à espinha uma grande força. Clique nos botões acima para ver as diferentes camadas de músculos, tendões, ligamentos e ossos da coluna. |
![]() |
|