Muitos fatores podem fazer com que você esteja mais propenso a desenvolver dor na coluna. Tais fatores de risco incluem:
- Idade. Após os 30 anos, os discos entre as vértebras começam a deteriorar e afinar, o que coloca você num risco muito maior de hérnia de disco. Os discos também liberam água, o que coloca você em risco de estenose espinhal.
- Genes. Você pode herdar certas anomalias estruturais na sua coluna ou ter uma predisposição genética para problemas na coluna (por exemplo, muitas pessoas da sua família podem ter problemas com dor nas costas depois de uma certa idade).
- Limiar para dor diminuído. Muitas pessoas têm problemas na coluna, como abaulamento dos discos, mas nem todo mundo sente dor por causa deles.
- Artrite. O tipo de artrite que ocorre com a idade, chamada osteoartrite, muitas vezes pode afetar as articulações da parte inferior da coluna. Outro tipo comum de artrite, denominada artrite reumatoide, pode afetar as vértebras, mas geralmente no pescoço, raramente a parte inferior das costas.
- Depressão, estresse e infelicidade em casa ou no trabalho. Tudo isso faz você estar propenso a sentir dores nas costas. A depressão também torna mais provável que a dor nas costas se torne um problema de longo prazo e contínuo. Depressão e estresse podem diminuir o limiar para dor ou aumentar a dor já existente.
- Gravidez. As mudanças que acontecem no seu corpo quando você está grávida a tornam muito suscetível à dor nas costas. Primeiro, o seu peso se redistribui. Além disso, os ligamentos na sua pelve se alargam para preparar o seu corpo para o parto. Ter a pelve estendida pode durar semanas ou meses após o parto.
- Osteoporose. Uma diminuição na densidade dos ossos (chamada de osteoporose) acontece conforme você envelhece, especialmente em mulheres após a menopausa. Conforme você perde a densidade dos ossos, os mesmos enfraquecem e as fraturas se tornam mais prováveis. Fraturas muito pequenas nas vértebras por causa da osteoporose podem causar dor na coluna. Outro resultado possível da perda da resistência óssea é um colapso repentino de uma vértebra. Isto pode ser muito doloroso.

- Algumas ocupações. Trabalhos que envolvem levantamento de peso, movimentos vigorosos, muita torção ou curvamento e vibração do corpo inteiro (por exemplo, condução de caminhões entre longas distâncias) colocam você num risco maior de dor na coluna lombar.
- Falta de exercícios. Se você não faz exercícios regularmente, você está mais propenso a desenvolver dor na coluna lombar. Isto é especialmente verdadeiro se você de repente tentar uma atividade que você não fez há muito tempo. Carregar móveis é um exemplo comum.
- Estar acima do peso. Ter quilos extras coloca pressão adicional sobre a coluna.
- Fumar. Cigarros podem colocá-lo em maior risco de problemas na coluna. Isso pode acontecer porque o tabaco provoca má circulação sanguínea, ou pode acontecer porque quando você fuma, você está mais propenso a ter outros maus hábitos, como não se exercitar.
Data da revisão:
6/29/2011
Revisão feita por:
Andrew W. Piasecki, MD, Camden Bone and Joint, LLC, Orthopaedic Surgery/Sports Medicine, Camden, SC. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-

Todos os direitos reservados