*Fechar menu*
*Fechar menu*
Etapa 6: Consultar o seu médico
Next Page

Na primeira vez que você consultar seu médico, você vai responder a perguntas sobre a sua dor na coluna, incluindo como começou, com qual frequência ocorre, o quanto é forte e o que a torna melhor ou pior. O seu médico irá tentar determinar a causa de sua dor na coluna e se é possível uma melhora rápida com medidas simples como gelo, analgésicos leves, fisioterapia e exercícios adequados. Na maioria das vezes, a dor nas costas irá melhorar com essas abordagens.

Folhetos úteis

Preparando-se para a consulta médica.

Exame físico

Durante o exame, o seu médico irá tentar apontar o local da dor e descobrir como ela afeta o seu movimento. Você será solicitado para:

  • Sentar, levantar e andar. Ao andar, o médico pode pedir-lhe para tentar andar na ponta dos pés e com os calcanhares.
  • Curvar-se para a frente, para trás e para os lados.
  • Levantar as pernas para cima enquanto estiver deitado. Se a dor piora quando você faz isso, você pode ter dor ciática, especialmente se você também sente dor, dormência ou formigamento em uma das pernas.

Seu médico também vai mover suas pernas em posições diferentes, além de dobrar e esticar seus joelhos. Ao mesmo tempo, o médico está avaliando sua força, bem como a capacidade de se mover.

Para testar a função do nervo, o médico irá usar um martelo de borracha para verificar seus reflexos. Tocar suas pernas em muitos locais com um alfinete, um cotonete ou uma pena testa o seu sistema nervoso sensorial (como você pode perceber ou sentir o toque). O seu médico irá instruí-lo para falar se há áreas onde a sensação do alfinete, do cotonete ou da pena seja mais suave.

Exames

A maioria das pessoas com dor de coluna se recupera dentro de quatro a seis semanas. Portanto, o seu médico provavelmente não irá solicitar nenhum exame na primeira consulta. Entretanto, se você tiver algum dos sintomas ou circunstâncias abaixo, o seu médico pode solicitar exames por imagem mesmo nesta avaliação inicial:

  • Dor que tenha durado mais de um mês
  • Dormência
  • Fraqueza muscular
  • Acidente ou lesão
  • Febre
  • Se você tiver mais que 65 anos
  • Se você já teve câncer ou tem um histórico familiar forte de câncer
  • Perda de peso

Nestes casos, o médico estará procurando por um tumor, infecção, fratura ou doença neurológica séria. Os sintomas acima são pistas de que uma dessas condições pode estar presente.

Acompanhamento

Se você estiver seguindo as instruções iniciais do seu médico e não melhorar após uma a três semanas, você deve marcar uma consulta para acompanhamento. O seu médico irá determinar se você precisa de um fisioterapeuta e pode indicar um profissional.

Se a sua dor durar mais de um mês, o seu clínico geral pode solicitar exames por imagem e encaminhá-lo a um ortopedista (especialista em ossos) ou a um neurologista (especialista em nervos).

 

Next Page

Data da revisão: 6/29/2011
Revisão feita por: Andrew W. Piasecki, MD, Camden Bone and Joint, LLC, Orthopaedic Surgery/Sports Medicine, Camden, SC. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados