Etapa 9: Exercícios e fisioterapia |
|
Exercícios e fisioterapia podem ajudar de muitas maneiras. Se você tiver acompanhamento com um fisioterapeuta e aprender a se exercitar corretamente, você vai se recuperar mais rápido e será menos provável que sua dor nas costas ocorra novamente. Fisioterapia e exercícios irão ajudá-lo a atingir esses objetivos importantes por:
Qual tipo de exercício é melhor?
Exercícios de alongamento e fortalecimento são importantes no longo prazo. No entanto, começar com estes tipos de exercícios muito cedo pode piorar a sua dor. Por essa razão, geralmente é melhor começar com um treinamento cardiovascular leve. Caminhar, pedalar na bicicleta ergométrica e nadar são ótimos exemplos de exercícios que você pode começar logo duas semanas após os sintomas começaram. Tal atividade aeróbica pode auxiliar o fluxo de sangue nas costas e promover melhora. Eles também reforçam os músculos do abdome e da coluna.
Trabalhar com um fisioterapeuta é muito útil para guiar a sua recuperação. O fisioterapeuta irá ajudá-lo a determinar quando é seguro fazer diferentes tipos de exercícios.
Exercícios que você não deve fazer
Evite estes exercícios durante a recuperação inicial, a menos que instruído especificamente pelo seu médico ou fisioterapeuta:
O que o fisioterapeuta irá fazer?
Primeiro, o fisioterapeuta tentará reduzir a dor e a inflamação, utilizando métodos como:
Ao realizar um ultrassom, um transdutor com geleia é friccionado sobre a pele na área da dor. Ondas de som são transmitidas através do transdutor. As ondas de som penetram nos seus músculos tensos para ajudá-los a relaxar.
Para realizar estimulação elétrica, o fisioterapeuta coloca eletrodos em torno da área da dor. Pulsos minúsculos de eletricidade são enviados através dos eletrodos. Como as ondas sonoras de ultrassom, os pulsos de eletricidade entram nos músculos tensos, dolorosos, ajudando-os a relaxar e sentir melhor. Ao aumentar a intensidade (força) da eletricidade muito lentamente, o profissional saberá o quanto de pulsações você pode tomar. Não dói porque você pode dizer quando parar antes que fique doloroso ou para diminuir a intensidade quando ficar um pouco desconfortável.
O fisioterapeuta também irá ensiná-lo a movimentar-se corretamente, a fim de evitar torção, flexão e levantamento de peso de forma inadequada. Quando a sua coluna estiver forte o suficiente, você aprenderá exercícios de alongamento e fortalecimento para evitar ter dor na coluna novamente.
![]() |
|