Exercícios e fisioterapia podem ajudar de muitas maneiras. Se você tiver acompanhamento com um fisioterapeuta e aprender a se exercitar corretamente, você vai se recuperar mais rápido e será menos provável que sua dor nas costas ocorra novamente. Fisioterapia e exercícios irão ajudá-lo a atingir esses objetivos importantes por:
- Ensiná-lo uma melhor postura.
- Fazer a sua coluna mais forte e mais flexível.
- Fazer você voltar ao trabalho mais cedo.
- Tornar mais fácil para você retomar as atividades normais de casa e sociais.
- Auxiliar na perda de peso.
- Mostrar como evitar quedas (especialmente importante para aqueles que têm coluna vertebral estreita, chamada de estenose espinhal).
- Ajudar você a se sentir melhor sobre si mesmo.
Qual tipo de exercício é melhor?
Exercícios de alongamento e fortalecimento são importantes no longo prazo. No entanto, começar com estes tipos de exercícios muito cedo pode piorar a sua dor. Por essa razão, geralmente é melhor começar com um treinamento cardiovascular leve. Caminhar, pedalar na bicicleta ergométrica e nadar são ótimos exemplos de exercícios que você pode começar logo duas semanas após os sintomas começaram. Tal atividade aeróbica pode auxiliar o fluxo de sangue nas costas e promover melhora. Eles também reforçam os músculos do abdome e da coluna.
Trabalhar com um fisioterapeuta é muito útil para guiar a sua recuperação. O fisioterapeuta irá ajudá-lo a determinar quando é seguro fazer diferentes tipos de exercícios.
Exercícios que você não deve fazer
Evite estes exercícios durante a recuperação inicial, a menos que instruído especificamente pelo seu médico ou fisioterapeuta:
- Cooper
- Esportes de contato
- Esportes com raquetes
- Golfe
- Dançar
- Levantamento de peso
- Levantar a perna quando estiver deitado de costas
- Sentar-se com as pernas esticadas (ao invés dos joelhos dobrados)
O que o fisioterapeuta irá fazer?
Primeiro, o fisioterapeuta tentará reduzir a dor e a inflamação, utilizando métodos como:
- Alongamento e manipulação suave
- Gelo
- Calor
- Ultrassom
- Estímulos elétricos
Ao realizar um ultrassom, um transdutor com geleia é friccionado sobre a pele na área da dor. Ondas de som são transmitidas através do transdutor. As ondas de som penetram nos seus músculos tensos para ajudá-los a relaxar.
Para realizar estimulação elétrica, o fisioterapeuta coloca eletrodos em torno da área da dor. Pulsos minúsculos de eletricidade são enviados através dos eletrodos. Como as ondas sonoras de ultrassom, os pulsos de eletricidade entram nos músculos tensos, dolorosos, ajudando-os a relaxar e sentir melhor. Ao aumentar a intensidade (força) da eletricidade muito lentamente, o profissional saberá o quanto de pulsações você pode tomar. Não dói porque você pode dizer quando parar antes que fique doloroso ou para diminuir a intensidade quando ficar um pouco desconfortável.
O fisioterapeuta também irá ensiná-lo a movimentar-se corretamente, a fim de evitar torção, flexão e levantamento de peso de forma inadequada. Quando a sua coluna estiver forte o suficiente, você aprenderá exercícios de alongamento e fortalecimento para evitar ter dor na coluna novamente.
Data da revisão:
6/29/2011
Revisão feita por:
Andrew W. Piasecki, MD, Camden Bone and Joint, LLC, Orthopaedic Surgery/Sports Medicine, Camden, SC. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.
© 1997-
A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997-

Todos os direitos reservados