Dor na coluna lombar: Histórias reais |
|
Tony P. é um contador de 33 anos que mora no estado de Washington.
Quando você começou a ter dor na coluna? Com que frequência você tem dor na coluna?
Eu tinha 26 anos (há 7 anos atrás) quando tive a minha primeira experiência com dor grave na coluna. Eu tenho uma hérnia de disco na região lombar. Desde então, eu tenho dores graves na coluna a mais ou menos a cada dois anos. Eu tenho dores de coluna moderadas com mais frequência, de 3 a 4 vezes por ano.
O que você estava fazendo na primeira vez que você desenvolveu dor na coluna?
Por mais estranho que isso possa parecer, eu estava no fogão fazendo um omelete. Eu caí no chão de dor. Eu presumo que a causa real da dor foram dois dias de trabalho pesado no quintal.
Que tratamentos você usou?
Após adquirir a minha hérnia de disco, me receitaram ibuprofeno e fisioterapia. A fisioterapia incluía terapia de impulso elétrico (não tenho certeza se esse é o nome certo – 2 a 3 adesivos foram colocados na minha coluna lombar, os quais estavam ligados a um aparelho que enviava uma corrente elétrica leve) e exercícios de alongamento e fortalecimento.
Quais tratamentos não têm sido eficazes?
Aplicar calor nunca foi eficaz para mim.
O que faz a sua dor na coluna piorar?
Trabalho pesado como remover a neve, movimentos repetitivos como varrer folhas e correr e pular em superfícies duras como jogar basquete.
O que faz a sua dor na coluna melhorar?
Para tratar a minha dor na coluna, ibuprofeno e compressas de gelo funcionam melhor. Para prevenir a dor na coluna, eu me exercito e alongo. Além disso, a minha coluna melhora de manhã se eu tiver dormido de costas ou de lado contra o meu estômago.
Você teve que se afastar do trabalho?
Sim, eu me afastei do trabalho por duas semanas quando tive a hérnia de disco.
Quanto trabalho você perdeu no total?
Eu perdi de 2 a 3 semanas nos últimos 7 anos. Como mencionei acima, duas semanas quando tive a hérnia de disco e um dia ou dois a cada dois anos.
O que você faz no trabalho para torná-lo melhor?
Tomo ibuprofeno e faço compressas de gelo no trabalho. Eu também comprei uma almofada especificamente para apoiar a região lombar, o que me faz sentir melhor.
Os seus empregadores foram complacentes se a sua dor afeta o trabalho e se o trabalho afeta a sua dor?
Minha empresa me deu apoio quando eu precisei me afastar. Parece que o meu trabalho não provoca dor nas costas. Geralmente, eu trabalho sentado em frente a um computador na maior parte do dia.
Você faz exercícios? Com que frequência?
Eu me exercito esporadicamente. Eu faço exercícios regularmente (3 vezes por semana) por 2 a 3 meses e depois, devido ao trabalho e outros eventos da vida ou à falta de motivação, eu paro de me exercitar por alguns meses.
Quais tipos de exercícios você faz?
Nos últimos anos, tenho focado no treinamento cardiovascular (baixo impacto - no StairMaster e máquina elíptica) e treino de força muito limitado. Meu único treino de força é focado em abdominais.
Os exercícios ajudam?
Sim, exercícios de baixo impacto e alongamento parecem ser os que mais ajudam.
O que acontece com a sua coluna se você não se exercitar?
Minha coluna geralmente fica dura e dolorida quando eu não me exercito. Eu me movimento um pouco mais lentamente de manhã. Eu não me sinto com a minha idade, eu me sinto mais velho.
Você tem algum conselho para outras pessoas com dor na coluna?
Fazer exercícios regularmente, conhecer os fatores da sua dor na coluna e prestar atenção em alguns sinais de alerta do seu corpo. Eu me tornei bastante astuto para saber quais atividades me causarão dor na coluna, bem como alguns dos primeiros sinais de dores na coluna chegando. Tomar ações preventivas, tais como exercícios regulares, a aplicação de gelo nas horas em que eu tiver me esforçado demais e um ou dois dias de descanso pode evitar uma ou duas semanas de dor intensa e incapacitante.
![]() |