Gota
Artrite gotosa - aguda; Gota - aguda; Hiperuricemia; Gota tofácea; Tofos; Podagra; Gota - crônica; Gota crônica; Gota aguda; Artrite gotosa agudaA gota é um tipo de artrite que ocorre quando o ácido úrico se acumula no sangue, causando inflamação nas articulações.
A gota aguda é uma doença dolorosa que normalmente afeta uma única articulação. A gota crônica consiste em episódios repetidos de dor e inflamação que podem envolver mais de uma articulação.
Causas
A gota é causada pela presença de níveis de ácido úrico mais altos do que o normal. Isso pode ocorrer se:
- Seu corpo produzir ácido úrico em excesso
- Seu corpo tiver dificuldade de eliminar o ácido úrico
Quando o ácido úrico se acumula no líquido ao redor das articulações (líquido sinovial), são formados cristais de ácido úrico. Esses cristais causam inchaço e inflamação da articulação.
A causa exata é desconhecida. A gota pode ser genética. É mais comum em homens, mulheres após a menopausa e em pessoas que bebem álcool em excesso. O desenvolvimento de gota é mais comum à medida que as pessoas envelhecem.
A doença também pode se desenvolver em pessoas com:
-
Diabetes
Diabetes
O diabetes é uma doença crônica (dura a vida toda) na qual o corpo não consegue regular a quantidade de açúcar no sangue.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Doença renal
-
Obesidade
Obesidade
Aproximadamente metade dos adultos no Brasil está acima do peso.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Anemia falciforme e outras anemias
Anemia falciforme
A anemia falciforme é uma doença hereditária na qual as hemácias (glóbulos vermelhos) têm o formato anormal de lua crescente. Normalmente, as hemáci...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritosAnemias
Anemia é uma condição na qual o organismo não possui glóbulos vermelhos saudáveis em quantidade suficiente. Os glóbulos vermelhos fornecem oxigênio ...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Leucemia e outros tipos de câncer no sangue
Leucemia
A leucemia é um tipo de câncer no sangue que começa na medula óssea. A medula óssea é o tecido mole no centro dos ossos, onde as células sanguíneas ...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos
A doença pode ocorrer depois de tomar medicamentos que interfiram com a eliminação de ácido úrico pelo organismo. Pessoas que tomam determinados medicamentos como a hidroclorotiazida e outros diuréticos podem ter níveis mais altos de ácido úrico no sangue.
Sintomas
Sintomas de gota aguda:
- Os sintomas geralmente envolvem uma ou poucas articulações. As articulações do dedão do pé, do joelho ou do tornozelo são mais frequentemente afetadas.
- A dor começa subitamente, geralmente durante a noite. A dor é geralmente intensa e descrita como latejante, esmagadora ou excruciante.
- A articulação se torna quente e vermelha. Em geral, ela fica muito sensível e inchada (dói ao cobrir com um lençol ou cobertor).
- Pode haver febre.
- O ataque pode desaparecer depois de alguns dias, mas voltar periodicamente. Geralmente, os ataques subsequentes têm maior duração.
Depois do primeiro ataque de gota, as pessoas não apresentam sintomas. Muitos pacientes terão outro ataque nos próximos 6 a 12 meses.
Algumas pessoas podem desenvolver gota crônica. Aqueles que sofrem de artrite crônica podem desenvolver lesões e perda de movimento das articulações. Eles têm dor nas articulações e outros sintomas a maior parte do tempo.
Os tofos são caroços sob a pele ao redor das articulações ou em outros lugares como cotovelos, dedos e orelhas. Eles podem drenar material calcáreo. Geralmente, os tofos se desenvolvem somente depois que um paciente conviver por muitos anos com a doença.
Sinais e testes
Possíveis testes incluem:
- Análise de líquido sinovial (revela cristais de ácido úrico)
- Ácido úrico no sangue
- Raios-X da articulação (pode ser normal)
- Biópsia sinovial
- Ácido úrico na urina
O ácido úrico é considerado elevado se o resultado do exame for acima de 7 mg/dl. No entanto, nem todas as pessoas com altos níveis de ácido úrico no sangue têm gota.
Tratamento
Os medicamentos devem ser tomados o mais rápido possível se você sofrer um ataque de gota súbito.
Anti-inflamatórios não esteroidais como ibuprofeno ou indomentacina devem ser tomados quando os sintomas começarem. Entre em contato com o seu médico e siga suas orientações, incluindo dosagem. Você poderá precisar de doses mais fortes durante os primeiros dias.
- O médico poderá prescrever um medicamento chamado colchicina para ajudar a reduzir a dor, o inchaço e a inflamação.
- Os corticoides (como a prednisona) também podem ser muito eficazes. O médico poderá injetar esteroides na articulação inflamada para aliviar a dor.
- Em geral, a dor diminui dentro de 12 horas após o início do tratamento e desaparece completamente dentro de 48 horas.
O uso diário de alopurinol e probenecida diminuem os níveis de ácido úrico no seu sangue. O médico poderá prescrever esses medicamentos se:
- Você tiver vários ataques durante o mesmo ano ou se os seus ataques forem muito graves
- Você tiver lesões nas articulações
- Você tiver tofos
- Você tiver cálculos renais ou doença renal
Cálculos renais
O cálculo ou pedra renal é uma massa sólida formada por pequenos cristais. Um ou mais cálculos podem ser encontrados nos rins ou ureteres ao mesmo t...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos
Algumas dietas e mudanças no estilo de vida ajudam a evitar ataques de gota:
- Evite álcool, principalmente cerveja (vinho pode ser útil).
- Perca peso.
- Faça exercícios físicos regularmente.
- Reduza o consumo de carne vermelha e bebidas com açúcar.
- Tenha uma dieta saudável, incluindo lacticínios, vegetais, nozes e castanhas, legumes, frutas e grãos integrais.
- Suplementos de vitamina C e café podem ajudar algumas pessoas.
Expectativas (prognóstico)
As pessoas podem levar uma vida normal com o tratamento dos ataques agudos e a manutenção do ácido úrico abaixo de 6 mg/dL. Entretanto, a forma aguda da doença pode progredir para gota crônica se não for tratada adequadamente.
Complicações
Complicações incluem:
- Artrite gotosa crônica
- Cálculo renal
- Depósitos renais, levando a insuficiência renal crônica
Insuficiência renal crônica
A doença renal crônica é a perda lenta do funcionamento dos rins. A principal função dos rins é remover os resíduos e o excesso de água do organismo...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Níveis aumentados de ácido úrico no sangue estão associados a aumento do risco para doença renal. Estudos estão sendo realizados para avaliar se a diminuição do ácido úrico diminui o risco de doença renal.
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com o seu médico se você apresentar sintomas de artrite gotosa aguda.
Prevenção
Talvez você não consiga evitar a gota, mas você pode evitar os desencadeadores dos sintomas. Medicamentos que diminuem os níveis de ácido úrico podem prevenir a progressão da gota.
Referências
Burns CM, Wortmann RL. Clinical features and treatment of gout. In: Firestein GS, Budd RC, Gabriel SE, McInnes IB, O'Dell JR, eds. Kelley's and Firestein's Textbook of Rheumatology. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2017:chap 95.
Edwards NL. Clinical gout. In: Hochberg MC, Silman AJ, Smolen JS, Weinblatt ME, Weisman MH, eds. Rheumatology. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Mosby; 2015:chap 188.
Edwards NL. Crystal deposition diseases. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 273.
FitzGerald JD, Neogi T, Choi HK. Editorial: do not let gout apathy lead to gouty arthropathy. Arthritis Rheumatol. 2017;69(3):479-482. PMID: 28002890 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28002890.
Khanna D, Fitzgerald JD, Khanna PP, et al. 2012 American College of Rheumatology guidelines for management of gout. Part 1: systematic nonpharmacologic and pharmacologic therapeutic approaches to hyperuricemia. Arthritis Care Res (Hoboken). 2012;64(10):1431-1446. PMID: 23024028 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23024028.
Khanna D, Khanna PP, Fitzgerald JD, et al. 2012 American College of Rheumatology guidelines for management of gout. Part 2: therapy and antiinflammatory prophylaxis of acute gouty arthritis. Arthritis Care Res (Hoboken). 2012;64(10):1447-1461. PMID: 23024029 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23024029.
-
Cristais de ácido úrico - Ilustração
Esses bastonetes afiados são cristais de ácido úrico fotografados sob luz polarizada. Níveis sanguíneos aumentados de ácido úrico e a formação de cristais de ácido úrico nas articulações estão associados à gota.
Cristais de ácido úrico
Ilustração
-
Tofo gotoso na mão - Ilustração
Sintomas crônicos como deformidade nas articulações e limitação de movimento nas articulações afetadas podem advir se diversos ataques de gota ocorrerem a cada ano. Depósitos de ácido úrico, chamados tofos, desenvolvem-se no tecido da cartilagem, tendões e tecidos moles. Esses tofos normalmente se desenvolvem apenas após o paciente sofrer da doença por muitos anos. Os depósitos também podem ocorrer nos rins, levando à insuficiência renal crônica.
Tofo gotoso na mão
Ilustração
-
Cristais de ácido úrico - Ilustração
Esses bastonetes afiados são cristais de ácido úrico fotografados sob luz polarizada. Níveis sanguíneos aumentados de ácido úrico e a formação de cristais de ácido úrico nas articulações estão associados à gota.
Cristais de ácido úrico
Ilustração
-
Tofo gotoso na mão - Ilustração
Sintomas crônicos como deformidade nas articulações e limitação de movimento nas articulações afetadas podem advir se diversos ataques de gota ocorrerem a cada ano. Depósitos de ácido úrico, chamados tofos, desenvolvem-se no tecido da cartilagem, tendões e tecidos moles. Esses tofos normalmente se desenvolvem apenas após o paciente sofrer da doença por muitos anos. Os depósitos também podem ocorrer nos rins, levando à insuficiência renal crônica.
Tofo gotoso na mão
Ilustração
Data da revisão: 4/24/2017
Revisão feita por: Gordon A. Starkebaum, MD, Professor of Medicine, Division of Rheumatology, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.