Ajudar o seu filho acima do peso

Nos Estados Unidos, pelo menos uma criança em cada três tem excesso de peso, e o número de crianças com excesso de peso continua a crescer. Ao longo das últimas duas décadas, esse número aumentou em mais de 50 por cento, e o número de crianças "extremamente" acima do peso mais do que dobrou.

O médico determina se as crianças estão acima do peso medindo a sua altura e peso. Embora as crianças tenham menos problemas de saúde relacionados com o peso do que os adultos, as crianças com excesso de peso correm um alto risco de se tornarem adolescentes e adultos com sobrepeso. Adultos com excesso de peso estão em risco para uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes, acidente vascular cerebral, alta pressão arterial e algumas formas de câncer.

Você sabia que...

  • Crianças e adolescentes obesos têm demonstrado um aumento alarmante na incidência de diabetes tipo 2, também conhecida como o diabetes de adultos.
  • Muitas crianças obesas têm níveis elevados de colesterol e pressão arterial, que são fatores de risco para doenças do coração.
  • Um dos problemas mais graves em crianças obesas é apneia do sono (respiração interrompida durante o sono). Em alguns casos, isto pode levar a problemas com o aprendizado e a memória.
  • As crianças obesas têm uma alta incidência de problemas ortopédicos, doenças do fígado e asma.
  • Adolescentes com sobrepeso têm setenta por cento de chance de se tornarem adultos com sobrepeso ou obesos.

Criado pelo National Institutes of Health, NIH Word on Health, junho de 2002.

O que faz as crianças ficarem acima do peso?


As crianças ficam acima do peso por uma série de razões. As causas mais comuns são fatores genéticos, falta de atividade física, hábitos alimentares pouco saudáveis ou a combinação desses fatores. Em casos raros, um problema médico, como uma desordem endócrina, pode fazer com que uma criança se torne obesa. Seu médico pode realizar um exame físico cuidadoso e alguns exames de sangue, se necessário, para descartar esse tipo de problema.

  • Fatores genéticos: As crianças cujos pais, irmãos ou irmãs estão com sobrepeso podem ter um risco alto de se tornarem obesas. Apesar de haver problemas de peso nas famílias, nem todas as crianças com uma história familiar de obesidade será obesa. Os fatores genéticos desempenham um papel no aumento da probabilidade de uma criança vir a ficar acima do peso, mas comportamentos familiares compartilhados, como hábitos alimentares e de atividade física, também influenciam o peso corporal.
  • Estilo de vida: A dieta total de uma criança e o seu nível de atividade desempenham um papel importante na determinação do peso de uma criança. A crescente popularidade da televisão e jogos de computador e videogames contribui para estilos de vida inativos para as crianças. A criança americana média assiste a quatro horas de televisão por dia, tempo que poderia ser gasto fazendo atividades físicas.

Meu filho está acima do peso?


Se você acha que seu filho está acima do peso, é importante falar com o pediatra dele. Um médico é a melhor pessoa para determinar se o seu filho tem um problema de peso. Médicos vão medir o peso e a altura para determinar se o peso do seu filho está dentro de uma faixa saudável. Um médico também irá considerar a idade do seu filho e os padrões de crescimento para determinar se seu filho está acima do peso.

Por exemplo, é normal aos meninos ter um surto de crescimento no peso e balancear posteriormente em altura. É melhor deixar o médico do seu filho determinar se seu filho vai "crescer" em um peso normal. Se o seu médico descobrir que o seu filho está acima do peso, ele pode pedir-lhe para fazer algumas mudanças nos hábitos alimentares e atividades da sua família.

Seja solidário


Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para ajudar filhos com excesso de peso é fazer com que eles saibam que eles estão bem, independentemente do seu peso. Os sentimentos das crianças sobre si mesmas muitas vezes são baseados nos sentimentos dos seus pais sobre elas. Se você aceitar seus filhos em qualquer peso, eles estarão mais propensos a se aceitarem e sentirem bem sobre si mesmos. Também é importante conversar com seus filhos sobre o peso, dando a chance de compartilhar as preocupações deles com você. Seu filho provavelmente sabe melhor do que ninguém que ele tem um problema de peso. Por esta razão, as crianças com excesso de peso precisam de apoio, aceitação e incentivo de seus pais.

Foco na família


Os pais devem tentar não fazer separação entre os filhos por causa do peso, mas focar em mudar gradualmente o nível de atividade física de sua família e os hábitos alimentares. O envolvimento da família ajuda a ensinar hábitos saudáveis a todos, não apenas à criança com excesso de peso.

Aumentar a atividade física da sua família


A atividade física regular, combinada com hábitos alimentares saudáveis, é a forma mais eficiente e saudável de controlar o seu peso. É também uma parte importante de um estilo de vida saudável. Algumas maneiras simples de aumentar a atividade física de sua família incluem o seguinte:

  • Dê o exemplo para seus filhos. Se os seus filhos virem que você é fisicamente ativo e se diverte, eles estarão mais propensos a serem ativos e a permanecerem ativos para o resto de suas vidas.
  • Planeje atividades em família que dê a todos exercícios e divertimento, como caminhar, dançar, andar de bicicleta ou nadar. Por exemplo, agende um passeio com a sua família depois do jantar, em vez de assistir TV. Certifique-se de planejar atividades que possam ser feitas em um ambiente seguro.
  • Seja sensível às necessidades do seu filho. Crianças com excesso de peso podem se sentir desconfortáveis para participar de certas atividades. É importante ajudar seu filho a encontrar atividades físicas de que ele goste e que não sejam embaraçosas ou muito difíceis.
  • Reduza a quantidade de tempo que você e sua família gastam em atividades sedentárias, tais como assistir TV ou jogar videogames.
  • Torne-se mais ativo durante o dia todo e encoraje a sua família a fazer o mesmo. Por exemplo, suba as escadas em vez de pegar o elevador, ou faça alguma atividade durante o intervalo do trabalho ou da escola – se levantar e se alongar ou dar uma volta.

A questão é não fazer da atividade física uma tarefa desagradável, mas aproveitar ao máximo as oportunidades que você e sua família têm para estarem ativos.

Ensine a sua família hábitos alimentares saudáveis


Ensinar práticas alimentares saudáveis desde cedo vai ajudar as crianças a abordar o ato de comer com a atitude certa – os alimentos devem ser apreciados e são necessários para o crescimento, desenvolvimento e fornecem energia para manter o corpo funcionando. A melhor maneira de começar é aprender mais sobre as necessidades nutricionais das crianças lendo ou conversando com um profissional de saúde, e depois oferecer-lhes algumas opções saudáveis, permitindo que seus filhos escolham o que e quanto comer.

Não coloque o seu filho em uma dieta restritiva


As crianças nunca devem ser colocadas em uma dieta restritiva para perder peso, a menos que um médico supervisione por razões médicas. Limitar o que as crianças comem pode ser prejudicial para sua saúde e interferir em seu crescimento e desenvolvimento.

Para promover o crescimento e desenvolvimento apropriado e prevenir a obesidade, os pais devem oferecer a toda a família uma ampla variedade de alimentos de cada um dos grupos de alimentos.

  • A maioria dos alimentos na sua dieta deve vir do grupo dos produtos de grãos (6 a 11 porções), do grupo vegetal (3 a 5 porções) e do grupo de frutas (2 a 4 porções). Veja a tabela para tamanhos de porções sugeridos.
  • A sua dieta deve incluir quantidades moderadas de alimentos do grupo de laticínios (2 a 3 porções) e do grupo de carnes e de feijões (2 a 3 porções).
  • Alimentos que fornecem poucos nutrientes e que são ricos em gorduras e açúcares devem ser ingeridos com moderação. A gordura não deve ser restringida nas dietas das crianças menores de dois anos de idade.
Uma porção* é igual a
GRUPO DE PÃO, CEREAL, ARROZ, MASSA
  • 1 fatia de pão
  • 28 g de cereal pronto para comer
  • 1/2 xícara de cereal cozido, arroz ou massa
GRUPO DE LEITE, IOGURTE, QUEIJO
  • 1 xícara de leite ou iogurte
  • 42 g de queijo natural
  • 56 g de queijo processado
GRUPO DOS LEGUMES
  • 1 xícara de legumes crus ou 1/2 xícara de legumes congelados (cozidos)
  • 1/2 xícara de outros legumes – cozidos ou picados crus
  • 3/4 de xícara de suco de legumes
GRUPO DE CARNES, FRANGOS, PEIXES, FEIJÕES SECOS, NOZES
  • 56 a 85 g de carne magra, frango ou peixe cozido
  • 1/2 xícara de feijões cozidos ou 1 ovo (conta como 28 g de carne magra)
  • Duas colheres de sopa de pasta de amendoim ou 1/3 de xícara de nozes (conta como 28 g de carne)
GRUPO DAS FRUTAS
  • 1 maçã, banana ou laranja média
  • 1/2 xícara de fruta picada, cozida ou enlatada
  • 3/4 de xícara de suco de fruta

*OBSERVAÇÃO: Os tamanhos das porções são para adultos e crianças com idade de 2 anos e mais velhos. Uma variedade de porções é dada para cada grupo de alimentos. O menor número é para as crianças que consomem cerca de 1.300 calorias por dia, como de 2 a 4 anos de idade. O maior número é para aqueles que consomem cerca de 3.000 calorias por dia, como os meninos de 15 a 18 anos de idade.

Se você não tem certeza sobre como selecionar e preparar uma variedade de alimentos para a sua família, consulte um médico ou nutricionista para aconselhamento nutricional.

Cuidadosamente reduza a quantidade de gordura na dieta da sua família


Reduzir a gordura é uma boa maneira de cortar calorias sem privar seu filho de nutrientes. Maneiras simples de reduzir a gordura na dieta de sua família incluem comer produtos de baixo teor de gordura ou sem gordura de leite, aves sem pele e carnes magras e pães e cereais com baixo teor de gordura ou sem gordura. Fazer pequenas mudanças na quantidade de gordura na dieta de sua família é uma boa maneira de evitar o ganho excessivo de peso em crianças. Maiores esforços para mudar a dieta do seu filho, no entanto, devem ser supervisionados por um profissional de saúde. Além disso, a gordura não deve ser restringida nas dietas das crianças menores de dois anos de idade. Após essa idade, as crianças devem adotar gradualmente uma dieta que não contenha mais do que 30% de calorias provenientes de gordura, quando a criança tiver cerca de 5 anos de idade.

Não restringir excessivamente doces ou guloseimas


Embora seja importante estar ciente do conteúdo da gordura, do sal e do açúcar dos alimentos que servem, todos os alimentos, mesmo que sejam ricos em gordura ou açúcar, têm um lugar na dieta, com moderação.

Orientar as escolhas da sua família em vez de ditar alimentos


Tenha uma ampla variedade de alimentos saudáveis disponíveis em casa. Esta prática irá ajudar os seus filhos a aprender a fazer escolhas alimentares saudáveis.

Incentive seu filho a comer devagar


Uma criança pode detectar fome e saciedade melhor ao comer lentamente.

Fazer refeições juntos como uma família o mais frequente possível


Tente fazer as refeições agradáveis com conversas e compartilhamentos, não é hora para brigar ou discutir. Se as refeições forem desagradáveis, as crianças podem tentar comer rapidamente para deixar a mesa o mais rápido possível. Então eles podem aprender a associar o ato de comer com estresse.

Envolva as crianças na compra de alimentos e preparação de refeições


Estas atividades oferecem aos pais pistas sobre as preferências alimentares das crianças, ensinam as crianças sobre nutrição e oferecem às crianças um sentimento de realização. Além disso, as crianças podem estar mais dispostas a comer ou experimentar os alimentos que ajudaram a preparar.

Planeje os lanches


Lanches contínuos podem levar a excessos, mas lanches que são planejados em horários específicos durante o dia podem ser parte de uma dieta nutritiva, sem estragar o apetite de uma criança na hora das refeições. Você deve fazer lanches mais nutritivos possíveis, sem privar seu filho de batatas fritas ou bolachas ocasionalmente, especialmente em festas ou outros eventos sociais. Abaixo estão algumas ideias de lanches saudáveis.

Lanches saudáveis 

Legumes e frutas frescos, congelados ou enlatados, servidos com queijo ou iogurte com baixo teor de gordura ou sem gordura

Frutas secas, servidas com nozes ou sementes de girassol ou de abóbora

Pães e biscoitos feitos com farinha enriquecida e grãos integrais, servidos com fruta espalhada ou queijo sem gordura

Sobremesas congeladas, tais como sorvete com baixo teor de gordura, frozen yogurt, sorbet de frutas, picolés, gelinho e barras de suco de frutas

Aviso: Crianças em idade pré-escolar podem facilmente engasgar com alimentos que são difíceis de mastigar, pequenos e redondos ou pegajosos, como legumes duros, uvas inteiras, pedaços duros de queijo, uvas passas e pipoca. É importante selecionar cuidadosamente os lanches para as crianças nesta faixa etária.

Desencorajar comer refeições ou lanches ao assistir TV


Tente comer apenas em áreas designadas da sua casa, como na sala de jantar ou na cozinha. Comer em frente à TV pode tornar difícil prestar atenção aos sinais de satisfação, podendo levar a excessos.

Tente não usar a comida para punir ou recompensar o seu filho


Reter comida como punição pode levar as crianças a se preocuparem a não comerem o suficiente. Por exemplo, mandar as crianças para a cama sem jantar pode fazer com que eles se preocupem se vão passar fome. Como resultado, as crianças podem tentar comer sempre que tiverem uma chance. Da mesma forma, quando os alimentos, tais como doces, são utilizados como uma recompensa, as crianças podem assumir que estes alimentos são melhores ou mais valiosos do que outros alimentos. Por exemplo, dizer às crianças que eles vão conseguir sobremesa se comer todos os seus legumes envia a mensagem errada sobre os vegetais.

Tenha certeza de que as refeições do seu filho fora de casa estejam equilibradas


Saiba mais sobre o programa de merenda escolar dele, ou embale o almoço do seu filho para incluir uma variedade de alimentos. Além disso, selecione os itens mais saudáveis quando jantarem em restaurantes.

Dê um bom exemplo


Crianças são bons aprendizes e elas aprendem melhor pelo exemplo. Dar um bom exemplo para os seus filhos por comer uma variedade de alimentos e ser fisicamente ativo vai ensinar aos seus filhos hábitos de vida saudáveis que eles podem seguir pelo resto da vida.

Ajuda adicional


Se você precisar fazer alterações nos hábitos alimentares e de exercícios da sua família, mas está encontrando dificuldades, um nutricionista pode ser capaz de ajudar. O seu médico pode conseguir encaminhá-lo para um nutricionista.

Se seus esforços em casa não tiveram êxito em ajudar seu filho a alcançar um peso saudável e seu médico determina que a saúde do seu filho está em risco, a menos que a criança perca peso de forma constante, você pode querer considerar um programa formal de tratamento.

Procure as seguintes características na escolha de um programa de controle de peso para o seu filho. O programa deve:

  • Ser composto por uma variedade de profissionais de saúde. Os melhores programas podem incluir nutricionistas, fisiologistas do exercício, pediatras ou médicos de família, e psiquiatras ou psicólogos.
  • Realize avaliação médica da criança. Antes de ser matriculado em um programa, o peso da criança, crescimento e saúde devem ser analisados por um médico. Durante a matrícula, o peso do seu filho, crescimento e saúde devem ser monitorados por um profissional de saúde em intervalos regulares.
  • Concentre-se em toda a família, e não apenas na criança com excesso de peso.
  • Se adapte a idade e capacidade específica da criança. Programas para crianças de quatro anos de idade são diferentes daqueles desenvolvidos para crianças de oito ou doze anos de idade, em termos de grau de responsabilidade da criança e dos pais.
  • Concentre-se em mudanças comportamentais.
  • Ensine a criança como selecionar uma variedade de alimentos em porções adequadas.
  • Incentive a atividade diária e limite a atividade sedentária, como assistir TV.
  • Inclua um programa de manutenção e outros recursos de apoio e encaminhamento para reforçar os novos comportamentos e para lidar com as questões subjacentes que contribuem para o sobrepeso.

O objetivo geral de um tratamento bem-sucedido deve ser o de ajudar o foco de toda a família em fazer mudanças saudáveis para a sua alimentação e hábitos de atividade que serão capazes de manter ao longo da vida.

Criado pelo National Institutes of Health, NIH Publicação No. 97-4096

 


Data da revisão: 6/28/2011
Revisão feita por: Jeffrey Heit, MD, Internist with special emphasis on preventive health, fitness and nutrition, Philadelphia VA Medical Center, Philadelphia, PA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados